Destaques

PF investiga criação de nudes falsos de senadora em Lajeado

Mandados de busca foram cumpridos em operação que apura criação de “deepnudes” e apologia ao nazismo e racismo por suspeitos na cidade.

A Polícia Federal cumpriu nesta quarta‑feira (19) mandados de busca e apreensão em Lajeado contra suspeitos de criar e divulgar imagens falsas de nudez da senadora Soraya Thronicke. A ação também investiga publicações com apologia ao nazismo e teor racista feitas por perfis ligados aos alvos.


Operação cumpre mandados na cidade

A investigação foi motivada por postagens consideradas ofensivas nas redes sociais. Foram autorizados dois mandados de busca e apreensão e um de busca pessoal contra os suspeitos.

Os investigados teriam utilizado inteligência artificial para gerar “deepnudes”, montagens digitais que simulam nudez de figuras públicas. Além da senadora, outros parlamentares também teriam sido alvo das manipulações.


Perfis associavam discurso de ódio a montagens

De acordo com a PF, os perfis sob apuração também divulgavam símbolos relacionados ao nazismo, mensagens sobre “superioridade racial” e conteúdos racistas.

Os envolvidos podem responder por crimes como preconceito de raça ou cor e violação da intimidade sexual, entre outros que possam surgir a partir do material apreendido.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo