Ícone do site FORÇA DO VALE

Arroio do Meio lança programa de incentivo à agricultura familiar

Apresentação do projeto ocorreu durante reunião do Conar na terça-feira. Foto: Daiane Laís Kalsing

Durante reunião do Conselho Arroio-meense de Desenvolvimento Rural (Conar), foi lançado na terça-feira (19), o Programa Municipal de Valorização e Incentivo à Agricultura Familiar. O encontro ocorreu nas dependências do salão comunitário do bairro Medianeira.

Com o objetivo principal de fomentar a produção da agricultura e pecuária no município, especialmente nas pequenas propriedades, o município poderá repassar os valores de acordo com os projetos elaborados pelo quadro técnico da secretaria de Agricultura e Emater/Ascar. O repasse será para até 260 URM (Unidade de Referência do Município), com o subsídio de 25% do valor do projeto, por inscrição do talão de produtor.

A família, para ser contemplada, deve ter até três módulos rurais, 80% da renda oriunda da agricultura, apresentar o bloco de produtor rural atualizado com vendas no exercício anterior, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e estar em dia com o pagamento de impostos e tributos municipais.

Presente na reunião, a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen destacou que a Administração está empenhada em ser parceira para apoiar e motivar as iniciativas dos agricultores. “É um projeto que visa ajudar aqueles agricultores que não são beneficiados com outros programas. Queremos ver todos os níveis dentro da agricultura, seja do produtor maior até o menor, com acesso a esses benefícios”.

O secretário da pasta, Élcio Roni Lutz, destacou que o programa visa incentivar as pessoas que fazem pequenos investimentos, mas que não conseguiam recursos para isso por parte do município. “É uma forma de motivar o produtor a continuar na agricultura, auxiliando de alguma forma quem quer investir, mas tem receio”.

Sair da versão mobile