Ícone do site FORÇA DO VALE

Água da chuva escura no RS; fenômeno pode ter relação com queimadas no Pantanal

Água da chuva turva no RS pode ter relação com queimadas no Pantanal, diz meteorologista.

Água da chuva turva no RS pode ter relação com queimadas no Pantanal, diz meteorologista.

Moradores de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, coletaram água da chuva com coloração escura, na madrugada deste domingo, 13.

A moradora Ivete de David informou que usa a água para limpar o jardim. Foram três baldes de água turva que, apesar da cor, não tem cheiro.

Faz uns quatro dias que o céu está nublado, uma cor escura, dessa fumaça. Teve chuva ontem e eu coletei, estava um pouco suja, daí joguei fora e hoje [domingo] veio essa água ainda mais escura – disse Ivete.

Fumaça chegou até o RS

De acordo com a Somar Meteorologia, a cor da água pode ter origem nas queimadas do Pantanal. Na sexta-feira, 11, a fumaça que atingiu áreas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul chegou ao Rio Grande do Sul.

É natural termos essa mistura e quando tem muita fumaça, ela proporciona essa chuva escura. Os aerossóis, como as fuligens de fumaça, servem como núcleos de condensação para as nuvens de chuva. A chuva realmente lavou a atmosfera. E assim que parar de chover, pode voltar [a fumaça], explica a meteorologista Catia Valente.

Postagem realizada pela Metsul Meteorologia.

Para o meteorologista e coordenador do Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (Gruma), Vagner Anabor, sem uma análise da água não se pode afirmar se a sujeira vem da fuligem das queimadas, mas há chances de que tenham relação.

O vento de Norte em, grande escala, transporta a fumaça da região central do Brasil para o Sul. As queimadas formam uma nuvem, que não é de chuva, deriva da ação do fogo.

(…) Quando essa fumaça vem sobre a nossa região, e entra em contato com a área de chuva, ela se aglutina com as gotas e então é ‘lavada’ da atmosfera por um processo de remoção úmida. Assim, chega em superfície levada pelas gotas, explica.

Publicidade
Sair da versão mobile