A chegada de uma intensa massa de ar polar pode causar a queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Por isso há a possibilidade de alguns fenômenos como geada, neve ou chuva congelada. As probabilidades disto acontecer é maior na região da serra gaúcha e catarinense.
A queda nas temperaturas chega após diversas regiões do RS registrarem grandes estragos devido ao temporal na noite da segunda-feira (15/08). Entre as possibilidades para explicar o que aconteceu, estão microexplosão, macroexplosão ou tornado. Agora além dos reparos que devem ser feitos deixados pelo vento e granizo, será necessário preparar-se para o frio intenso.
De acordo com a meteorologista da Climatempo Carine Malagolini Gama, explica que para ocorrer a neve, é necessário que haja umidade e baixa temperatura desde a nuvem até a descida ao solo, o processo da chuva congelada é semelhante, já quando não há mais umidade o ar fica frio e seco provocando a geada.
Em razão da entrada da massa de ar polar, o frio intenso deve ocorrer entre a noite de quinta às 22h e às 3h de sexta-feira, quando há risco de neve ou chuva congelada. Na capital as temperaturas podem chegar a 3°C, já no interior do estado a 0°C.