Representantes da Comarca de Encantado estiveram reunidos, nesta terça-feira (4), no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre, com o Conselho da Magistratura (COMAG), através do desembargador Giovanni Conti, Corregedor Geral de Justiça, para solicitar a elevação para a entrância intermediária.
O pedido levou em conta os 15 mil processos existentes e os cerca de 6 mil que entram mensalmente, o aumento populacional estimado em 13% e o grande recebimento de novos moradores para nossa região devido a grande oferta de emprego, tento em vista as mais de 600 vagas abertas, apenas no município de Encantado.
Citando presidentes anteriores, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Encantado Jorge Calvi, solicitou que a Comarca seja contemplada com a 3ª Vara. “É uma demanda antiga. Nosso prédio tem estrutura física e o volume de processos faz se necessário. É o que a comunidade e a subseção deseja”, ponderou.
Segundo o Corregedor Conti, a proposta foi embasada em aprofundados estudos feitos pelo Colégio de Juízes-Corregedores e busca adequar a organização judiciária do Estado à realidade da Comarca, refletindo de forma positiva entre magistrados e servidores na prestação jurisdicional.
“A elevação à entrância intermediária também proporciona maior permanência de servidores e magistrados, o que vai garantir maior continuidade dos trabalhos nas unidades e, por consequência, em jurisdicionados atendidos com maior celeridade e eficiência”, disse o magistrado, acrescentando que “o Poder Judiciário pode e deve contribuir para o crescimento e desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do Estado, elevando comarcas de entrância inicial para intermediária”, concluiu.
Lisonjeada e agradecida
Essa foi a única edição do Canto da Lagoa que não estive presente. Assisti tudo pelo Facebook do Força do Vale. Uma pneumonia me deixou de molho, mas agora já estou bem.
Na edição de 30 anos do festival a organização presenteou os coordenadores que trouxeram o festival ate aqui. Uma honra, estou lisonjeada e agradecida e condoída por não ter podido estar presente.
O troféu dedico a todos os que estiveram comigo nas edições do 5,6,7 e 8 Canto da Lagoa realizados nos anos de 97, 98, 99 e 2000.
Hóspedes ilustres
Na noite da última quarta-feira (04), o prefeito Jonas recebeu uma comitiva de representantes da Associação Internacional Trevisani Nel Mondo, provenientes de Valdobbiadene, cidade italiana da província de Treviso, na região do Vêneto.
Integram essa comitiva o presidente da Associação Internacional Trevisani Nel Mondo e Senador da República Italiana, Dr. Franco Conte; prefeito de Valdobbiadene, Eng. Luciano Fregonese e também o Sr. Luciano Murer, presidente da Associação Internacional Trevisani Nel Mondo, Sessão de Valdobbiadene. Na oportunidade prefeito Jonas, os declarou “hospedes oficias”.
A visita tem o objetivo de estreitar laços entre as cidades e assim promover um intercâmbio cultural e econômico. Durante a semana estão previstas visitas a empresas locais, escolas e a realização de eventos culturais.
Gestor de Desenvolvimento em Diadema
O gestor de Desenvolvimento de Encantado, Eder Boaro, esteve em Diadema para conhecer o polo de cosméticos local e suas práticas associativas que fortalecem a cadeia do segmento da beleza na cidade paulista. Durante a visita, também participou da Hair Brasil, recebido pelo secretário de Desenvolvimento de Diadema, Paulo Barbosa, e pela gestora da entidade, Lúcia Bueno.
Boaro destacou a importância de ouvir os empresários de Encantado e adequar as boas práticas do polo de cosméticos de Diadema à realidade local, a fim de promover a associação forte entre as empresas.
A agenda foi articulada pelo CEO do Grupo SGM, Lourenço Piteli, paulista da região com vasta experiência no ramo.
Trem dos Vales é lançado na Ugart
A edição de 2023 do roteiro será realizada em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, em um total de 92 passeios. Serão cinco meses de diversão, histórias, cultura, natureza e aventuras pelos trilhos da Ferrovia do Trigo. A projeção da organização é de que mais de 45 mil visitantes realizem os passeios, injetando cerca de R$ 12 milhões na economia regional.
O coordenador do Trem dos Vales, Rafael Fontana, ressalta que, a partir do lançamento, inicia-se a comercialização dos bilhetes e toda a mobilização regional para que, a exemplo do último ano, o roteiro, em conjunto com os demais atrativos, alavanque o turismo dos Vales. “Estamos muito contentes em chegar a 5ª edição do Trem dos Vales. Agradecemos a parceria da Rumo, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Amturvales e das prefeituras envolvidas, todos fundamentais para a viabilidade do projeto”
O valor do passeio por pessoa é de R$ 154,00 e os bilhetes já estão à venda.