Ícone do site FORÇA DO VALE

Argentina envia aviso a Vigilância do RS sobre casos da variante indiana e sul-africana do coronavírus

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) recebeu, nesta quinta-feira (13), um comunicado do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde sobre a confirmação de dois casos na Argentina de Covid-19 com a variante indiana do coronavírus. O informe de risco, que foi encaminhado aos três Estados da Região Sul que fazem fronteira com a Argentina busca reforçar o monitoramento de possíveis mudanças no perfil de casos nesses locais.

Segundo autoridades argentinas, em dois casos a variante identificada foi a B.1.617, originalmente da Índia. Houve ainda um terceiro caso onde a análise genômica apontou a variante B.1.351 (originalmente da África do Sul). As três são consideradas “variantes de preocupação” (ou VOC, na sigla em inglês para “Variant of Concern”). As tres mutações vieram da França (os dois com a indiana) e Espanha (o com o diagnóstico da sul-africana) e entraram no país no dia 24 de abril, quando foram encaminhados para realizar o isolamento em Buenos Aires.

A variante B.1.617 é apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma das possíveis causas do aumento de casos e óbitos na Índia neste ano. Esta cepa apresenta uma mutação que aponta que ela seja mais transmissível e mortal. Pesquisas estão sendo feitas para constatar este fato, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sair da versão mobile