Ícone do site FORÇA DO VALE

Distanciamento Controlado: Em mapa preliminar, Vale do Taquari vai para a bandeira vermelha

Vale do Taquari piorou sua nota de classificação de risco, que ficou em 1,63, contra 1,34 na semana passada.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 4, o mapa preliminar do distanciamento controlado.

Conforme mapa preliminar Encantado e o Vale do Taquari voltam para a bandeira vermelha.

Depois de uma semana predominantemente laranja, o mapa do Rio Grande do Sul voltou a avermelhar nesta 18ª rodada do modelo Distanciamento Controlado. O mapa preliminar traz 12 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto para Covid-19). As outras nove estão em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

Veja o mapa no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta são as 12 regiões classificadas em vermelho nesta 18ª rodada.

Estar classificado na bandeira vermelha (risco alto de contágio) trás restrições para as atividades econômicas, principalmente o comércio.

Piora nos indicadores do Vale do Taquari

A região de Lajeado (1,63) apresentou piora nos indicadores – 1,63 contra 1,34 da semana passada, e avançou para classificação de alto risco de contágio.

Resultado preliminar da Mensuração dos Indicadores, tendo por base os dados levantados até a quinta-feira imediatamente anterior. A divulgação dá início ao prazo de 36 horas corridas para apresentação de pedido de reconsideração.
Base de cálculo.

Clique e veja a base de dados utilizada para o cálculo das bandeiras.

Cogestão

Dezesseis regiões  tiveram os planos regionais de cogestão aprovados pelo governo do estado e podem adotar medidas mais flexíveis, mesmo que se mantenham em bandeira vermelha: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. O pedido de cogestão de Erechim ainda está pendente.

Vale do Taquari em cogestão

Veja como ficam os setores de acordo com o plano de gestão compartilhada (cogestão) apresentado pelos prefeitos da região e aceito pelo Governo do Estado.

Comércio, Serviços e Administração Pública

Conforme o protocolo apresentado pelos municípios do Vale do Taquari e aprovado pelo Estado, Comércio, Serviços e Administração Pública podem adotar integralmente as regras da bandeira laranja, e ficam liberados para funcionar, mesmo que a região se encontre na Bandeira Vermelha.

Alojamento e Alimentação

Em relação ao setor de Alojamento e Alimentação mantém-se integralmente o teto de operação (número máximo permitido de trabalhadores presentes) da bandeira vermelha.

Aos restaurantes a la carte, prato feito e buffet sem autosserviço e lanchonetes e lancherias, terão modo de atendimento, liberando o atendimento presencial restrito das 7h às 23h.

Demais setores

Os demais setores observam as regras estabelecidas pelo Governo do Estado.(https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/wp/wp-content/uploads/2020/08/Todos_os_setores-2.pdf)

Protocolo de medidas segmentadas para as quatro bandeiras finais conforme plano apresentado pelos municípios do Vale do Taquari.

Critério 0-0

Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).

Seguindo o critério no Vale do Taquari podem adotar protocolos da bandeira laranja os seguintes municípios: Boqueirão do Leão, Canudos do Vale , Capitão, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Forquetinha, Imigrante, Nova Bréscia, Paverama, Poço das Antas, Progresso, Putinga, São José do Herval, São Valentim, Sério, Travesseiro e Westfália.

Confira a lista aqui

Recursos

Associações Regionais de Municípios e, excepcionalmente os Municípios, poderão encaminhar pedido de reconsideração (recurso) à classificação da bandeira de sua região até as 6 horas deste domingo, 6.

O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo, em postagem nas redes sociais na noite desta sexta-feira, 4, informou que os municípios do Vale do Taquari, através da Associação dos Municípios (Amvat), avaliam a possibilidade de apresentar recurso ao Governo do Estado em relação à classificação preliminar em bandeira vermelha.

Vigência

O mapa do distanciamento controlado, na 18ª semana, valerá entre 8 e 14 de setembro.

Publicidade
Sair da versão mobile