O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou no final da tarde desta sexta-feira, 21, o mapa preliminar do distanciamento controlado. Conforme o mapa preliminar são 13 regiões sob bandeira vermelha, uma a menos que na semana passada.
Estar classificado na bandeira vermelha (risco alto de contágio) trás restrições para as atividades econômicas, principalmente o comércio.
PIORA NOS INDICADORES DOS VALES
As regiões de Lajeado (2,03) e Santa Cruz do Sul (1,90) tiveram piora nos indicadores e avançaram para classificação de alto risco de contágio. Já as regiões de Uruguaiana, Cruz Alta e Ijuí reduziram os riscos e passaram a ser classificadas em bandeira laranja. As demais permanecem inalteradas.
Clique e veja a base de dados utilizada para o cálculo das bandeiras.
COGESTÃO
Oito regiões tiveram os planos regionais de cogestão aprovados pelo governo do estado e podem adotar medidas mais flexíveis, mesmo que se mantenham em bandeira vermelha na segunda-feira, 24. São elas: Canoas, Taquara, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Palmeira das Missões, Porto Alegre e Capão da Canoa.
REGIÃO DE LAJEADO
A região de Lajeado, uma das que tiveram piora no quadro, também enviou o plano regional e aguarda a avaliação do governo. Se aprovado, poderá adotar suas próprias regras em seus municípios – entre eles Encantado – já na próxima semana.
O prefeito de Lajeado Marcelo Caumo referiu o pedido em postagem nas redes sociais na noite desta sexta-feira, 21. Além disso, os municípios do Vale do Taquari avaliam a possibilidade de apresentar recurso ao Governo do Estado.
CRITÉRIO 0-0
Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).
RECURSOS
Associações Regionais de Municípios e, excepcionalmente os Municípios, poderão encaminhar pedido de reconsideração (recurso) à classificação da bandeira de sua região até as 6 horas deste domingo, 23.
VIGÊNCIA
O mapa do distanciamento controlado, na 16ª semana, valerá entre 25 e 31 de agosto.