Conforme Boletim Epidemiológico atualizado pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) 20 novos casos foram confirmados desde a última sexta-feira, totalizando 416 casos.
Outras 22 pessoas se recuperaram da doença nesse período e apenas um morador de Encantado encontra-se hospitalizado no Hospital Beneficente Santa Teresinha (HBST).
Zero pacientes na UTI local
Um fato a ser comemorado é que pela primeira vez nos últimos 14 dias a UTI Covid do hospital de Encantado encontra-se vazia (0% da taxa de ocupação).
Atualmente a taxa de ocupação da UTI local encontra-se em 0%.
Apesar do fato incomum verificado na Unidade de Terapia Intensiva (na quarta-feira passada, dia 2, a UTI atingiu 100% da ocupação), o diretor do HBST, Evandro Klein, pediu que a população mantenha-se alerta e não relaxe nos cuidados de prevenção.
É bom reforçar que o fato de estar com pouco paciente Covid internado, não é sinal de que as pessoas possam relaxar nos cuidados – enfatizou o diretor.
Cuidados
A situação ainda requer cautela e a população deve continuar adotando todos os cuidados (uso de máscara, lavar bem as mãos, higienização com álcool em gel, distanciamento seguro) para evitar o contágio e propagação do vírus.
Pacientes em hospitais
Um paciente residente em Encantado encontra-se internado no Hospital Beneficente Santa Teresinha em decorrência da Covid-19. Ele recebe tratamento fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI Covid).
Outros leitos disponíveis no hospital da cidade estão ocupados por paciente vindos de outros municípios.
Recuperados
Dos 416 casos confirmados até o momento 395 pessoas já completaram o ciclo da doença provocada pelo novo coronavírus e podem ser consideradas recuperadas.
Assim, 94% dos casos já confirmados no município estão recuperados. A média encantadense é superior a estadual, 93% (136.896 recuperados), e nacional, 82,3% (3.453.336 recuperados).
Casos ativos da doença
São 13 os casos ativos da doença no município. Doze pessoas encontram-se em isolamento social e uma está hospitalizada.
Casos ativos referem-se a pessoas “em acompanhamento”, que ainda não se curaram, ou seja, continuam contaminadas. Ter menos casos ativos significa que menos pessoas necessitam de cuidados médicos ao mesmo tempo, inclusive em unidades de terapia intensiva (UTIs), reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde.
Veja abaixo o quadro com o número de casos ativos no município nos últimos 14 dias.
Outras 101 pessoas estão sendo monitoradas pelas equipes de saúde por apresentarem sintomas gripais e 10 casos suspeitos encontram-se em análise aguardando o resultado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS).
Novos casos pelo dia de notificação
No gráfico abaixo foram apresentados em azul o número de novos casos por dia de notificação – conforme dados que diariamente são divulgados aos veículos de imprensa pela Secretaria Municipal de Saúde.
Repare que a linha tracejada em vermelho, da média do período, é um indicador da tendência do comportamento do número de novos casos da doença, e apresenta relativa estabilidade no número de casos.
Evolução dos casos
Veja no gráfico a evolução dos casos, desde a primeira confirmação pelo município no dia 7 de abril.
Testes realizados
Com a atualização dos dados apresentada até a finalização desta reportagem – excluindo os exames realizados através de laboratórios particulares (66 casos confirmados) o Poder Público aplicou 717 testes para coronavírus, uma média de 31,9 testes para cada 1 mil habitantes. Testar o máximo possível de pessoas é uma das ferramentas para controlar a epidemia.
- Laboratório Central do Estado – Lacen/RS
Realizados: 225 – Confirmados: 102 – Negativos: 112 – Descartados: 3 – Em análise: 10
- Testes rápidos
Realizados: 501 – Confirmados: 248 – Negativos: 253
*Particulares
Realizados: 66 – Confirmados: 66
*O município tem apenas a informação do número total de testes confirmados, não havendo a informação do total de realizados.
Taxa de mortalidade / 100 mil habitantes
A taxa de mortalidade do município de Encantado para Covid-19 encontra-se em 35,2 para cada 100 mil habitantes. É a 124ª entre 488 municípios gaúchos listados pela Secretaria Estadual de Saúde. Os números são inferiores aos índices de municípios vizinhos como Lajeado, 90ª (42,9), Roca Sales, 44ª (61,4), e Muçum, 14ª (100,9), por exemplo.
O município com a maior taxa de mortalidade é Charrua, no noroeste do Estado: 305,0 / 100 mil habitantes. A média estadual encontra-se em 34,1 / 100 mil habitantes.
Mortes por Covid-19 no Vale do Taquari
O Vale do Taquari contabiliza 106 óbitos em decorrência do novo coronavírus:
Lajeado (36), Teutônia (10), Encantado (8), Roca Sales (7), Taquari (7), Estrela (6), Cruzeiro do Sul (5), Muçum (5), Paverama (4), Arvorezinha (3), Bom Retiro do Sul (3), Pouso Novo (3), Fazenda Vilanova (2), Marques de Souza (2), Vespasiano Corrêa (2), Arroio do Meio (1), Itapuca (1) e Travesseiro (1).
Números gerais em Encantado
- 416 casos confirmados
- 395 recuperados (94%)
- 13 ativos (1 hospitalizado, 0 em UTI)
- 101 pessoas monitoradas com sintomas gripais
- 10 exames em análise
- 8 óbitos
Veja a situação do resto do Estado
Você acha que está com sintomas da Covid-19?
– Febre medida de pelo menos 37,8ºC
– Sintoma respiratório, como tosse ou dificuldade para respirar
TELESUS Disque 136 e converse com o Ministério da Saúde para verificar sintomas e esclarecer as suas dúvidas sobre o novo coronavírus (COVID-19).
Em Encantado, Fale com o Centro de Operações Emergenciais (COE) através do aplicativo WhatsApp clicando aqui (24 horas).