Ícone do site FORÇA DO VALE

Vacinação em idosos de 64 e 65 anos ocorrerá no próximo sábado no Ginásio Municipal de Esportes

Conforme divulgação, mais de mil pessoas já receberam a vacina

A Secretaria Municipal da Saúde de Muçum realiza no próximo sábado, dia 10, no Ginásio Municipal de Esportes, a vacinação contra a Covid-19 em idosos de 64 e 65 anos. A expectativa é vacinar 110 idosos com a 1ª dose da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Das 07h30min às 09h30min recebem a injeção os idosos de 65 anos. Após, das 09h30min às 11h30min, é a vez dos de 64 anos. A pasta pede que os pertencentes a estes grupos compareçam munidos do CPF e o Cartão SUS. É pedido ainda que os contemplados levem 1kg de alimento não perecível, para doação às famílias carentes do município, conforme Cadastro Único.

A Secretária Municipal da Saúde, Jayana Zanuzo, explica que o fato de o processo ocorrer em um local amplo, facilita a organização e a adoção de medidas de prevenção, como o distanciamento social e o controle do fluxo de pessoas. “Teremos até cinco vacinadoras, que aplicarão as doses ao mesmo tempo e com auxílio da Equipe de Saúde do Município. Desta forma, vamos orientar os idosos, evitando filas, agilizando o processo de vacinação e controlando o respeito às medidas de prevenção, como aplicação do álcool em gel e uso de máscara”, descreve.

Os idosos acima dos 70 anos, que receberam a 1ª dose da Coronavac há mais de 28 dias, recebem durante esta semana a 2ª dose da vacina. O processo ocorre a domicílio, com visita das profissionais de saúde e apoio das agentes comunitárias de saúde. “No caso dos idosos de 64 e 65 anos, o número de pessoas é maior. Nessa faixa etária, muitos ainda trabalham, o que traria dificuldades de se concluir o cronograma à domicílio. Por isso optamos pelo ginásio, um local que, além do espaço, garante segurança aos vacinados”, pontua.

Para Jayana, as etapas da vacinação que ocorrem na casa dos idosos, trazem comodidade, não necessitando deslocamento até o posto de saúde e o enfrentamento de filas por longos períodos. Conforme a secretária, através deste modelo, obteve-se praticamente 100% de adesão à vacina. “Há ainda os casos dos residentes no interior, número significativo no município, em que grande parte reside sozinho, ou é dependente de terceiros, tendo dificuldade em acessar à vacinação. Pela comodidade aos usuários de saúde, gostaríamos que todas as etapas fossem concluídas na residência de cada um. No entanto, existem fatores que impossibilitam”, expõe.

Conforme o vacinômetro, divulgado pela Prefeitura de Muçum, na terça-feira, o município já aplicou a 1ª dose em 1066 pessoas e a 2ª dose em 247, beneficiando idosos e profissionais de saúde e segurança.

Sair da versão mobile