Ícone do site FORÇA DO VALE

A Europa está sofrendo com o calor

Desde a semana passada, alguns países da Europa estão sofrendo demais com uma onda de calor extremo. As queimadas se tornaram bem frequentes, castigando paisagens e tirando a vida de várias pessoas — os termômetros em torno de 40 graus não significam só praias e férias.

Onde está pior? No quesito ambiental, os países que mais estão sofrendo são Portugal, França e Espanha. As queimadas devastaram áreas relevantes, com destaque para perda de quase 11 mil hectares na França. No sudoeste do país, pelo menos mil bombeiros seguem mobilizados para conter incêndios florestais que já devastaram mais de 10,5 mil hectares deste terça-feira (12) na região de Gironda. Não há registros de vítimas dos incêndios até o momento.

Espanha e Portugal ainda registraram quase mil mortes em decorrência da onda de calor. Segundo o Ministério da Saúde português, 659 pessoas morreram entre 7 e 13 de julho – a maioria delas idosas – por causa da onda de calor.

A causa. Cada vez menos pauta exclusiva dos ambientalistas, o aquecimento global está muito perceptível nos países europeus em tempos de verão. Há alguns anos, o castigo tem sido bem forte.

Sair da versão mobile