A Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, através de um termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Muçum e apoio técnico-museológico do Museu Júlio de Castilhos e da Fundação Scheffel, fez ontem (22) o deslocamento de praticamente todo o acervo do Museu Municipal de Muçum para restauro. O local foi um dos tantos espaços públicos atingidos gravemente pela enchente de setembro, ocasionando uma série de prejuízos.
Mais de 100 itens foram enviados para Novo Hamburgo, na Fundação Scheffel; e para Porto Alegre, no Museu Julio, onde os objetos receberão os reparos. Serão realizados procedimentos de higienização, conservação e restauro de peças em madeira, metal, papel e couro.
A documentação das peças também será refeita, incluindo o livro tombo. No entanto, muitas informações foram perdidas, como dados do doador, datas de doação e usuários dos objetos.
Fizeram a remoção dos objetos a diretora do Museu Julio de Castilhos, Doris Couto, o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio, Eduardo Hahn, acompanhados da Secretária de Educação, Cultura Turismo, Esporte e Lazer, Jucéli Baldasso, o Coordenador de Cultura, Turismo, Desporto e Eventos, Ivan Rodrigues, e equipe da Secretaria Municipal de Obras.