Na última quarta-feira (13), a diretoria executiva da APAE realizou visita ao Prefeito de Encantado, Jonas Calvi, com o objetivo de expor ao gestor municipal a necessidade da ampliação das instalações físicas em decorrência do aumento da quantidade de usuários e também de serviços nas áreas da saúde, assistência social e educação. O prefeito Calvi recebeu a demanda e assegurou que a administração, na medida do possível, não poupará esforços para auxiliar a entidade na busca de uma alternativa para a situação.
O imóvel que abriga atualmente a APAE foi adquirido no ano de 1982, quando foi iniciada a construção das primeiras salas para atendimento, sendo realizadas inúmeras ampliações para atender o aumento crescente da demanda pelos serviços nas últimas décadas. As obras sempre contaram com o auxílio do poder público, entidades da sociedade civil e principalmente da comunidade de Encantado e região.
O projeto de uma nova sede é dividido em três fases distintas, sendo elas: aquisição da área, captação de recursos e execução da obra. A intenção é que a nova estrutura possa ser construída em área com tamanho entre 8 e 10 mil metros quadrados, possibilitando assim a instalação de uma estrutura de atendimento completa e moderna, atendendo aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade ambiental. Objetiva-se, ainda, a maior disponibilidade de espaço ao ar livre para a prática de terapias voltadas ao contato com a natureza, animais e demais modalidades terapêuticas, de modo a ampliar a proposta clínica e educacional que a APAE oferece hoje.
Em que pese a direção da APAE não possa prever datas ou tempo de execução do projeto, a intenção é aproveitar as comemorações do aniversário de 50 anos, que será comemorado no próximo mês de dezembro, para apresentar a necessidade e buscar as alternativas junto da sociedade e poder público em todos os níveis.
“Nos últimos 50 anos a APAE enfrentou inúmeras dificuldades para cumprir seu objetivo de levar qualidade de vida, saúde, educação e inclusão aos usuários e seus familiares. Todos os desafios foram vencidos com o pioneirismo e trabalho de muitas mãos, conhecidas e anônimas. Agora, com o conhecimento adquirido com os que nos antecederam, pretendemos nos antecipar as necessidades e obstáculos dos 50 anos que estão por vir. Um novo espaço, amplo e moderno, é uma das respostas para a pergunta: Que APAE nós queremos para os próximos 50 anos?”, justificou Felipe Henrique Giaretta, presidente da entidade.
A APAE Encantado é referência para 12 municípios do Vale do Taquari e realiza mais de 800 atendimentos/mês, além de possuir 90 alunos matriculados na Escola Especial Recanto Encantado, que também faz parte da instituição. Após a implantação do Centro Regional de Referência em Transtorno do Especto Autista, para o qual a entidade foi selecionada pela Secretaria de Estado da Saúde para sediar, a APAE passará a ser referência para 37 municípios pertencentes a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, demandando ainda mais espaço físico para o ideal funcionamento.
Atualmente, a sede da APAE está localizada na Rua Augusto Pretto, 834, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, dentro de um terreno urbano de 2.260 metros quadrados, com 1.560,65 metros quadrados de área construída.
Participaram da reunião com o Prefeito Jonas Calvi os seguintes integrantes da Diretoria Executiva: Felipe Henrique Giaretta, Carlos Eduardo Fleck dos Santos, Rogério Conzatti, Rosemeri Radaelli De Conto, Marinês Chanan e Tailor Trojan.