Ícone do site FORÇA DO VALE

Através de reuniões, Encantado inicia projeto para implantação de Centro de Resiliência Climática

Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Encantado

A Administração Municipal de Encantado deu início ao projeto do Centro de Resiliência Climática, iniciativa focada na prevenção de catástrofes climáticas, como as ocorridas no Vale do Taquari nos últimos nove meses. Na sexta-feira (21), uma série de reuniões foram realizadas com profissionais que podem colaborar com a iniciativa, buscando soluções preventivas de médio e longo prazo para minimizar os impactos de futuras tragédias.

O prefeito Jonas está ouvindo diferentes ideias e propostas para encontrar o modelo ideal para o Centro. Em um dos encontros, o prefeito e a coordenadora de Educação de Encantado, Stéfani Casagrande, participaram de uma conversa no formato online com Santiago Uribe, representante de uma das experiências mais bem-sucedidas da América Latina. Uribe, natural de Medellín, Colômbia, participou da transformação que tornou a segunda cidade mais populosa do país em uma referência em inovação, após duas décadas.

Também participaram da conversa Paulo Ardengi, CEO da Wise, e Rodrigo Dalla Vechia, proprietário da startup EVCOMX, especializada em inovação. Paulo tem colaborado em vários projetos de desenvolvimento em Encantado através da educação, enquanto Rodrigo tem ajudado na busca por soluções para atingir os objetivos do projeto.

O Centro de Resiliência Climática será integrado ao projeto do Centro de Inovação voltado para a Educação, ampliando-o para incluir um núcleo especializado em prever e atuar em desastres climáticos. O centro será localizado no prédio da Univates, no Bairro São José. “O momento exige que busquemos alternativas inovadoras e soluções práticas para prevenir desastres climáticos como os que enfrentamos nos últimos meses. O Centro de Resiliência Climática é um dos passos nesse sentido, garantindo um futuro mais seguro para todos”, afirma Jonas.

Sair da versão mobile