Ícone do site FORÇA DO VALE

Casarão Centenário da Família Zílio em Muçum

A casa verde, em anexo, abrigava a bodega da localidade, onde eram vendidos tecidos, mantimentos e as cachaças produzidas na adega da família. | Foto: Scheila Garibotti

Localizada na comunidade de Linha Alegre, interior de Muçum, encontra-se um belo casarão centenário habitado até hoje pela família Zilio.

A construção iniciou no ano de 1924, quando três irmãos vindos da Itália, se apossando das terras, constituíram família e ali criaram raízes. O casarão chegou a abrigar 40 pessoas ao mesmo tempo, sendo esposas, cunhados, filhos.

Contam, que durante anos, o segundo andar da casa, serviu como o salão de baile da comunidade e alí acontenciam os melhores eventos da região.

A casa verde, em anexo, abrigava a bodega da localidade, onde eram vendidos tecidos, mantimentos e as cachaças produzidas na adega da família. Aos domingos era local de encontro para carteado. O porão onde encontra-se até hoje os barris de cachaça, foi a primeira obra construída pelos três irmãos. As pedras usadas foram lapidadas por eles numa área de terra próxima ao rio e levadas por mulas até o casarão. Conforme o porão estava sendo finalizado, iniciavam a construção do segundo piso e do sótão.

O casarão de mais de 400 metros quadrados, possui nove quartos, salão, cozinha e uma área externa onde constam chiqueiros e plantação de cana.

O Casarão faz parte da Rota das Casas e Casarões do município de Muçum e está aberta para visitação com agendamento com a @100limite. turismo [no Instagram].

Confira os registros:

A construção do casarão iniciou no ano de 1924.

Fotos: Scheila Garibotti

Sair da versão mobile