Oleksiy Arestovich, conselheiro presidencial ucraniano, afirmou nesta segunda-feira (14) que é provável que a guerra na Ucrânia termine no início de maio. Segundo ele, neste período a Rússia ficará sem recursos para atacar o leste europeu. Foi divulgado pela agência de notícias Reuters um vídeo onde Arestovich disse que o momento exato dependeria de quantos recursos o Kremlin estava disposto a comprometer com a campanha.
“Acho que o mais tardar em maio, início de maio, deveríamos ter um acordo de paz, talvez muito antes, veremos, estou falando das últimas datas possíveis. Estamos em uma bifurcação agora: há ou haverá um acordo de paz muito rápido, dentro de uma ou duas semanas, com retirada de tropas e tudo mais, ou haverá uma tentativa de reunir alguns, digamos, sírios para uma segunda rodada e, quando os esmagarmos também, um acordo em meados de abril ou final de abril”, disse Arestovich, segundo a Reuters.
A guerra na Ucrânia começou em 24 de fevereiro, quando o presidente russo, Vladimir Putin, lançou o que chamou de “operação militar especial”, o maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.