A tradicional Semana Farroupilha de Roca Sales está confirmada para este ano, graças ao esforço e capacitação dos membros participantes dos festejos farroupilhas, que se uniram para organizar e liderar o evento sem a dependência financeira da Administração Municipal. Os festejos farroupilhas irão ocorrer entre os dias 16 e 23 de setembro, na Praça Julio Lengler.
Após o cancelamento do evento pela Administração em maio deste ano, os representantes dos 29 piquetes e do CTG Tropeiros da Amizade, tomaram a decisão de assumir a organização da Semana Farroupilha de forma independente. Na última sexta-feira (21) foi realizada uma reunião, onde foi eleita uma comissão organizadora que ficará responsável por planejar e viabilizar o evento.
Diferentemente das edições anteriores, em que a Administração Municipal fornecia apoio financeiro para a realização da Semana Farroupilha, neste ano, todo o financiamento do evento será obtido através de parcerias com empresas locais e outros apoiadores da comunidade. A comissão organizadora está empenhada em buscar recursos junto a esses parceiros e em negociar valores com fornecedores e fontes de serviços para tornar possível a realização do evento.
Jonas Haefliger, foi escolhido como presidente da comissão organizadora e revelou que obtiveram sucesso em capitação de recursos. “Já temos doação de toda lona, serviços de empilhadeira e descontos dos fornecedores de som, PPCI, Sanitários e Segurança, onde já obtivemos um valor aproximado de 10 mil reais, mas a captação de recursos ainda não terminou, seguimos em tratativas com novos patrocinadores e buscando novas alternativas para reduzir os custos para cada Piquete”, destaca.
Dos 29 piquetes que participaram da edição anterior, 20 já confirmaram sua participação na Semana Farroupilha deste ano. Embora ainda haja nove piquetes pendentes de confirmação, três grupos já se manifestaram que não poderão participar por razões alheias ao evento.
Em relação aos custos para cada piquete, em 2022, o valor pago foi em torno de R$ 1 mil apenas para a montagem e uso do espaço. Para este ano, estima-se que o valor para cada piquete seja de aproximadamente R$ 1,8 mil. No entanto, a comissão organizadora com alguns patrocínios e descontos, o valor já foi consideravelmente reduzido.
O CTG Tropeiros da Amizade é a entidade responsável por viabilizar os festejos farroupilhas, sendo o CNPJ utilizado nas assinaturas e contratações de serviços. Enquanto a Administração Municipal entrará como apoiadora, cedendo o espaço na Praça Julio Lengler para a realização do evento e oferecendo serviços como o fechamento de ruas e, se necessário, transporte.
Comissão organizadora:
Presidente: Jonas Jacó Haefliger
Vice-presidente: Rodrigo Freisleben
Financeiros: Alice Kummer e Alexandre Sbaraini
Secretárias: Josiane de Paula e Fabiana Canepelle
Artístico: Jean Marcos Johan e Luan Ludwig