Agilidade e mais fluidez nas operações comerciais são algumas das vantagens para a mudança na nova estrutura comercial da Cooperativa Dália Alimentos. Durante o mês de julho, a direção da cooperativa optou por fortalecer ainda mais a estratégia comercial e o seu posicionamento, unificando as antigas divisões comerciais Lácteos e Carnes e Derivados para a atual nomenclatura: Divisão Comércio e Marketing (DCM).
Segundo o Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, esta importante alteração no organograma da Dália é o reflexo do processo de reestruturação da empresa que iniciou no ano de 1990. “Durante a década de 90, a cooperativa passou por diversas fases de transição e consolidou-se em 1996 quando assumi a Superintendência, hoje Presidência Executiva. Na ocasião, foram estruturadas Divisões de Negócios e de Apoio, além da Controladoria, com o objetivo de operar com um mínimo de divisões que consideramos necessárias para atender as necessidades da Dália”, afirma Freitas.
Carlos Alberto explica que devido à importância e complexidade do sistema e a necessidade do desenvolvimento natural desta área que é assessorada pelo Setor de Marketing, a direção decidiu pela divisão de duas áreas: carnes e lácteos. “Consideramos natural a atuação de duas divisões nesta área de vendas para sua auto evolução. No entanto, com o passar dos anos, ambas evoluíram significativamente, estabelecendo controles, metodologia para precificação, critérios de venda, prazos e logística. Com isso, finalmente, chegou a hora de fundi-las na Divisão Comércio e Marketing, gerenciada por um profissional encarregado de conduzir as operações, obviamente, com a colaboração de Supervisores e Encarregados”, pontua o presidente executivo ao mencionar que esta mesma gerência também tem sob sua responsabilidade o controle da logística da entrega dos produtos Dália em todo o país, exceto a captação da produção, que é de responsabilidade da Divisão Produção Agropecuária (DPA).
Vantagens
Freitas elenca diversas vantagens operacionais nesta nova estrutura comercial. “A primeira vantagem consiste em usufruirmos de uma estrutura de negócios unificada, o que pode representar um diferencial em agilidade na interação e potencialização de vendas tanto de carnes quanto de lácteos”.
Além disso, o dirigente enfatiza que a Dália dispõe de vasta experiência neste modelo de gestão de negócios e, ao longo dos anos formou e estruturou os alicerces das equipes, para que os cargos disponíveis sejam supridos por profissionais formados na própria divisão comercial. “Com isso, raramente buscamos profissionais no mercado para atuarem na área de vendas, pois damos preferência para aqueles formados internamente, que consequentemente, vão acumulando as experiências necessárias para o suprimento das vagas de liderança que surgem”, evidencia.
Unificação e organização
O comando desta divisão unificada está sob a gerência de Igor Estevan Weingartner, também Vice-Presidente Executivo. “Esse movimento já vinha sendo planejado há algum tempo, como parte de um processo de sucessão dos dois antigos gerentes, Paulo Weingartner e Rudimar Piccinini”, explica Igor ao destacar que a equipe de vendas, na grande maioria, é uma só, os representantes são os mesmos e, consequentemente, a unificação das gerencias fortalece o alinhamento das estratégicas comerciais.
Por fim, Weingartner ressalta que a operação ficará semelhante à que já vinha ocorrendo e que o principal objetivo é melhorar a fluidez das vendas e o relacionamento. “Os colaboradores dessas divisões continuarão desempenhando as mesmas atividades, portanto, na prática, não teremos grandes mudanças. Trata-se apenas de uma forma de trabalho mais enxuta para potencializar a área comercial”.