DestaquesServiços Públicos

Encantado é contemplada com mais 30 casas para atingidos por enchente

Siga o FV no Instagram

O município de Encantado será beneficiado com a construção de 30 casas por meio do programa A Casa É Sua – Calamidades, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) do Estado. O objetivo do programa é otimizar e agilizar o restabelecimento da segurança habitacional de famílias atingidas pela enchente de setembro de 2023, que tiveram suas casas destruídas ou condenadas. O êxito é fruto de um trabalho de cadastramento e articulação realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação, junto ao governo gaúcho.

A portaria que institui o programa foi publicada pelo governo do RS na segunda-feira (11) no Diário Oficial do Estado (DOE). O terreno onde as unidades habitacionais serão construídas será ratificado nas próximas etapas do projeto. As famílias beneficiadas receberão as moradias sem custos, de acordo com critérios do programa estadual.

A área de Habitação em Encantado tem apresentado evolução significativa nos últimos meses, no contexto de recuperação pós-catástrofes.

A Administração Municipal lançou um edital de credenciamento de empresas para a construção de 180 moradias aprovadas pelo governo federal. Essas moradias incluem 100 casas e 80 apartamentos. Recentemente, o município também foi contemplado com oito habitações na área rural, por meio do programa Minha Casa Minha Vida Rural, do Governo Federal. Assim, até o presente momento, o município de Encantado já assegurou junto aos governos federal e estadual, a construção de 218 residências. Além disso, estão em andamento ajustes de projetos junto à Defesa Civil Nacional para ampliar o número de moradias, adicionando mais 293 unidades habitacionais, que devem ser edificados em terreno no Bairro São José.

As conquistas, são resultado de um intenso trabalho da Administração Municipal, que busca proporcionar moradia digna e segura para a população de Encantado, afetada por eventos climáticos. “A construção das 30 casas pelo programa A Casa É Sua – Calamidades é mais um passo importante na reconstrução da cidade e no amparo às famílias que perderam suas residências. Nunca antes houve tanto investimento em habitação popular em nosso município”, diz o prefeito, Jonas Calvi.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!