Ícone do site FORÇA DO VALE

Encantado: Morre, aos 101 anos, Alda Abreu

Faleceu hoje, em Encantado, Alda Abreu, aos 101 anos e 9 meses, de causas naturais. Alda, a última dos seis filhos de Maria Simon e Luphos Abraãm (Lopes Abreu), deixa um legado marcado por sua história de superação e seu espírito pioneiro. Sua vida, que atravessou um século de mudanças e desafios, sempre foi lembrada pela lucidez, elegância e, acima de tudo, pelas suas memórias que refletiam a transformação de Encantado.

“Tia Alda”, que não teve filhos, considerava seus sobrinhos como sua verdadeira família. “Chegar aos 100 anos é fácil, difícil é ter deixado tanta gente que amei pelo caminho”, comentou em entrevista ao Força do Vale, quando da comemoração dos seus 100 anos, em dezembro de 2022, sempre mencionando com carinho a grande família que construiu em torno de sobrinhos e amigos.

Alda diante do retrato pintado pelo artista Agenor Peretti

Embora nunca tenham se casado oficialmente, Alda descreveu Guido Bassano Cé como o grande amor de sua vida. “Comemoramos bodas de prata de namoro, até que ele adoeceu. Fui morar com ele porque ele precisava de mim, dos meus cuidados. Ele foi meu grande e eterno amor”, revelou em suas lembranças mais íntimas. Guido foi empresário e figura respeitada em Encantado, era conhecido por ser um homem de negócios.

Alda e Guido Bassano Cé

Lúcida e vaidosa

Alda, sempre lúcida e vaidosa, ainda mantinha hábitos como fazer dieta e cuidar de sua saúde, algo que ela dizia ser parte de sua longevidade.

“Para que comer além do necessário? Sempre fiz regime, a vida toda”, disse ela aos 100 anos. Ela sempre destacou a importância da família.

“Nada é mais importante do que a família. Tudo passa, menos a família”, dizia com convicção.

Sair da versão mobile