14 meses crescimento. Desde a construção do Cristo Protetor, Encantado registra o maior volume de aberturas de CNPJs da sua história, de acordo com levantamento feito pelo gestor de desenvolvimento Eder Boaro.
A contar de abril de 2021, 15 indústrias, 86 comércios, 237 serviços foram instituídos, totalizando um número de 338 processos neste período. Em 2020, o número de empresas abertas em Encantado foi de 138. Em 2021, este número mais que dobrou.
Para Boaro, a edificação do monumento foi a grande alavanca para a prosperidade: “As pessoas olham para Encantado e querem investir aqui. É muito atrativo”, diz. “Em dois dias, tivemos a abertura de 14 CNPJs”, comenta.
O município está expandindo gradualmente desde antes da concretização do Protetor. No ano base de 2019/2020, o Valor Adicionado da cidade foi o segundo maior do Vale do Taquari.
“É uma cadeia de desenvolvimento que só cresce. Precisamos qualificar e profissionalizar cada vez mais a mão de obra ofertada. Preparar para receber”, destaca do gestor.
Lei da Liberdade Econômica
O PL 068/2022 já está na Câmara de Vereadores de Encantado e tem o objetivo de dispor normas relativas ao livre exercício de atividade econômica e à livre iniciativa no âmbito do Município, que atuará como agente normativo e regulador. Em outras palavras, a Lei desburocratiza o processo da abertura de empresas.
Mais empregos
Como já noticiado pelo Jornal Força do Vale, nos primeiros cinco meses de 2022, Encantado gerou 1.785 vagas de emprego com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).
Os números de janeiro a maio representam 48% da totalidade de 2021, quando foram criadas 3.695 oportunidades de trabalho formalizadas de janeiro a dezembro, números que refletem o período de retomada da economia do município.