O município de Encantado vive um momento único, sobretudo, pelas oportunidades que o Cristo Protetor trouxe para novos negócios.
“Enquanto administração pública, precisamos acompanhar esse movimento e facilitar a vida do cidadão que deseja empreender em nosso município”, declara o prefeito Jonas Calvi.
De acordo com ele, a estrutura atual para a abertura de novas empresas, que envolve vários processos e departamentos, por vezes é muito lenta. “Com a Sala do Empreendedor, queremos resolver essa situação. Teremos uma pessoa responsável por coordenar o local, que vai centralizar o atendimento direto com o cidadão”, anuncia.
A novidade é um importante avanço para o desenvolvimento do município, que em março passou a integrar o programa Cidade Empreendedora (CE) do Sebrae RS. O prefeito destaca ainda que a Sala do Empreendedor vai ajudar a fomentar o crescimento da economia. “Certidões negativas, consulta do Plano Diretor, análise de viabilidade e tudo o que for preciso para abrir uma empresa vai ser encaminhado de forma ágil e moderna”.
Além da Sala do Empreendedor, que deve ser lançada em breve, a cidade trabalha para estruturar um ambiente objetivo e dinâmico, por meio das ações do CE. Os primeiros movimentos envolvem a equipe de secretários municipais, que se dedicam, neste momento, a avaliar o plano de governo e os números do município. A ideia é nivelar conhecimento e conceitos sobre ferramentas e processos de gestão.
“A entrada do Sebrae RS, através do Cidade Empreendedora, tem muito a somar com o projeto estruturado pela atual administração. Fomentar o empreendedorismo, dar suporte às pequenas empresas e investir em qualificação da educação fará de Encantado, com toda a certeza, uma cidade empreendedora”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Stefanie Casagrande.
O programa Cidade Empreendedora também contribuiu para a elaboração de um completo diagnóstico do município, a partir do levantamento de dados de diversas áreas da administração. Em paralelo a outras ações, está sendo realizada uma avaliação das legislações municipais, que vai servir de base para a estruturação do organograma administrativo da prefeitura.
Na sequência, será feito o mapeamento da estrutura de cargos e funções. “Todas as iniciativas buscam maior agilidade, profissionalismo e eficiência no atendimento das demandas municipais”, destaca Alexandre Schmitt, gestor de políticas públicas do Sebrae RS para os Vales do Taquari e Rio Pardo – Lajeado.