Ícone do site FORÇA DO VALE

Enchente trouxe animais silvestres para o Centro de Encantado

Além de uma onda de destruição, as enchentes que inundaram diversos municípios da região também trouxeram para os centros urbanos uma série de animais silvestres que ficaram fora de seus habitats naturais. Em Encantado, houve o surgimento expressivo de cobras, lagartos, raposas, ratos, gambás e até mesmo uma capivara apareceu no bairro Santo Antão.

Na segunda-feira (10), a aparição de uma cobra em cima do capô de um carro próximo ao Restaurante Lorenzon viralizou nas redes sociais e chamou a atenção da população. Segundo o biólogo Jeferson Henrique Ziem, as enchentes forçaram os animais a deixar seus habitats naturais em busca de áreas mais altas e seguras, resultando em maior exposição a áreas urbanas e, portanto, maior interação com humanos.

“Nesses momentos, a concentração de fontes de alimentos e resíduos nas zonas urbanas tende a ser maior, principalmente em lixeiras e quintais de casas que fazem compostagem, facilitando a localização de alimento por esses animais e novamente o contato conosco”, acrescenta o biólogo. Ele também destaca que as enchentes criam novas fontes de água temporárias ou permanentes, atraindo animais que dependem dela para sobreviver, como cobras e capivaras.

Jeferson Henrique Ziem é biólogo

Os riscos representados por esses animais são diversos. “Eles podem representar ameaças à segurança humana devido a possíveis encontros e ataques, a transmissão de doenças zoonóticas, a competição com espécies silvestres por recursos e a degradação do ambiente local”, alerta.

Sobre a captura ou remoção desses animais, o biólogo é categórico: “É mais seguro e eficaz chamar as autoridades. Eles têm o treinamento, equipamento e experiência necessários para lidar com uma variedade de situações e espécies de forma segura, tanto para os animais quanto para as pessoas envolvidas. Tentar capturar ou remover animais por conta própria pode ser perigoso.”

Número de casos de resgates aumentou

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Encantado, o número de ocorrências envolvendo animais silvestres aumentou após as enchentes. Um dos resgates recentes ocorreu na sexta-feira (07), quando moradores avistaram uma capivara próximo ao viaduto do Santo Antão. A guarnição retirou o animal e realizou a soltura em um local adequado. O Corpo de Bombeiros alerta que, ao encontrar animais silvestres, é fundamental não se aproximar e contatar a corporação através do número 193.

Foto: CBMRS
Sair da versão mobile