A Administração Municipal de Encantado iniciou nesta segunda-feira (23) a transferência das famílias abrigadas no Parque João Batista Marchese para os módulos habitacionais provisórios entregues na última sexta-feira (20). A ação é coordenada pelas secretarias de Assistência Social e Habitação e de Obras.
Ao todo, 46 famílias que estavam no parque foram realocadas, assim como quatro famílias que ocupavam a Escola Municipal de Ensino Infantil Pingo de Gente, no Bairro Vila Moça. Com isso, os abrigos no município foram oficialmente desmobilizados.
O prefeito Jonas Calvi destaca que a meta era desocupar os abrigos antes do Natal, garantindo às famílias um ambiente mais apropriado. “Estamos proporcionando um espaço mais adequado para essas pessoas enquanto aguardam suas moradias definitivas. O próximo passo é trabalhar junto aos governos estadual e federal para acelerar a entrega dessas habitações”, afirmou.
Encantado recebeu 30 módulos habitacionais provisórios no final de julho, totalizando agora 80 unidades destinadas às famílias afetadas pelas catástrofes climáticas de maio. A medida é temporária, até que os projetos habitacionais definitivos sejam concluídos.
Atualmente, os projetos em andamento incluem a construção de 80 unidades habitacionais em dois prédios no Bairro Navegantes, 35 casas no Bairro Lambari e 65 unidades no modelo Steel Frame no Bairro São José. Os prédios no Bairro Navegantes são viabilizados por meio do Contrato FAR Calamidade, do Governo Federal, enquanto as unidades nos bairros Lambari e São José são realizadas por meio de programas habitacionais do Governo do Estado.