A Administração Municipal de Muçum emitiu um comunicado sobre o cancelamento do Filó Italiano que ocorreria no próximo sábado, dia 29 de julho, a partir das 19h30min. Dentre os motivos do cancelamento, estão os altos custos do evento, a ocorrência de outras atividades no mesmo fim de semana no município (como o Trem da Imigração), a baixa adesão antecipada de ingressos e o foco na aplicação de recursos nas obras e ações principais da Administração.
O Município concentra suas receitas para dar andamento a quantidade expressiva de obras em curso, como a reforma do Centro Administrativo, Pavimentação do Pátio da Estação Ferroviária, Revitalização da Praça Cristóvão Colombo e Revitalização da Rua Coberta.
Além disso, serão contidos os gastos em eventos, pensando na realização plena da 33ª Semana Farroupilha de Muçum, que ocorre de 15 a 24 de setembro. Destaca-se que, nesta edição, o evento não receberá recursos da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, por critérios do Conselho Estadual de Cultura do Estado, sendo necessário o Governo de Muçum aportar valor maior em comparação com edições anteriores.
Por fim, se enfatiza ainda a extensa programação de passeios do Trem dos Vales, e inédita realização do Trem da Imigração, incrementando despesas para as atividades da Estação Ferroviária. Assim, optou-se pelo cancelamento da 2ª edição do Filó Italiano. O público que já adquiriu seu ingresso pode solicitar o reembolso, junto a Casa de Cultura ou o Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Muçum.