Uma espécie recém-descoberta de dinossauro herbívoro, cujo fóssil foi encontrado na província de Yunnan, no sudoeste da China, pode contribuir com os estudos já feitos até hoje sobre esses animais. A pesquisa sobre a nova espécie, batizada de Yuxisaurus kopchicki (uma espécie antiga de Thyreophoras), deve ajudar paleontólogos a entenderem a evolução dos grupos de animais na região até o surgimento dos Estegossauros e Anquilossauros.
Por serem criaturas de construção pesada, a velocidade máxima desses dinossauros poderia estar entre 6 e 8 km/h. Para aqueles que conseguiam correr, os Thyreophoras se tornavam presas fáceis, o que explica a necessidade de uma armadura óssea nas costas, que dificultava que fossem mordidos. De acordo com o estudo que descreve o esqueleto, publicado no periódico científico eLife, o animal antecede outras espécies com armadura que viveram mais tarde em territórios que seriam a Alemanha e a Inglaterra.
Segundo a revista Galileu, a espécie foi descoberta em rochas que remontam ao começo do período Jurássico, entre 192 a 174 milhões de anos atrás, surpreendendo os cientistas. Isso coloca os animais bem perto do início da linha evolutiva do grupo e indica que eles podem ser uma das primeiras espécies de dinossauros das quais se tem conhecimento. Estima-se que eles apareceram na Terra durante o período Jurássico e evoluíram até o final do Cretáceo.
Veja a reconstrução gráfica do Yuxisaurus kopchicki: