Encantado já está em contagem regressiva para a inauguração do Cristo Protetor, o imponente monumento de 43 metros que, em 2021, atraiu olhares do mundo inteiro por superar a altura do icônico Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
A data da inauguração, marcada para o dia 6 de abril de 2025, foi anunciada durante a solenidade de inauguração da ‘Rua Cristo Protetor’, na última sexta-feira (8).
Aos pés do Cristo Protetor e sob chuva, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aproveitou para gravar um vídeo “convocando” oficialmente o prefeito do Rio, Eduardo Paes, para prestigiar a inauguração:
Tu estás convocado pra vir aqui nos prestigiar na inauguração. Queremos te receber aqui, porque afinal o Cristo Protetor é o Cristo de todos nós e, claro, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro, da Cidade Maravilhosa, é uma referência, e a gente vai estar juntos na nossa fé e juntos pelo Brasil.”
A ‘disputa’ que virou amizade
A história entre os dois Cristos começou em abril de 2021, quando o içamento dos braços e da cabeça do Cristo Protetor gerou manchetes no Brasil e ao redor do mundo. A agência internacional AFP publicou imagens impactantes que repercutiram em jornais do mundo todo, posicionando Encantado em um destino de interesse internacional.
Diante da popularidade do novo monumento, o prefeito carioca Eduardo Paes não se conteve e lançou uma provocação nas redes sociais ao compartilhar uma matéria da Folha de S. Paulo intitulada “Gaúchos constroem estátua de Cristo maior que a do Rio”, e comentou:
“Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista…”
A resposta de Jonas Calvi, prefeito de Encantado, veio à altura:
“Eduardo Paes, sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa! Vamos adorar receber TODOS vocês.”
‘Disputa’ aproximou prefeitos
Esse episódio marcou o início de uma “disputa” amistosa entre os Cristos, que acabou aproximando os dois prefeitos.
Em fevereiro de 2024, três anos após o episódio nas redes, Jonas Calvi foi convidado por Eduardo Paes a participar do Carnaval do Rio. Durante a visita, Calvi presenteou Paes com uma camiseta do Cristo Protetor, e o prefeito carioca, no inconfundível sotaque, brincou:
“Eu vou na inauguração, hein? Esse cara fez um Cristo maior do que o nosso!”
A relação entre os dois gestores ganhou destaque novamente, mostrando que a brincadeira ajudou a impulsionar a imagem do Cristo Protetor no Brasil e no exterior. Jonas Calvi comentou sobre a recepção calorosa que teve no Rio:
“O prefeito é sensacional e nos recebeu muito bem. Foi rápido, mas valeu a pena. Aproveitamos a oportunidade para divulgar nosso município. Até os taxistas do Rio já conheciam o ‘Cristo gaúcho’.”
Quatro anos depois
A inauguração do Cristo Protetor ocorrerá exatos quatro anos após o içamento da cabeça e dos braços do monumento, em 2021, que foram transmitidos ao vivo pelo Força do Vale.
Saiba mais
O Cristo Protetor já recebeu mais de 300 mil turistas de 60 países, consolidando o monumento e o Vale do Taquari como destinos de turismo religioso e cultural. O Complexo Cristo Protetor, que está em fase final de construção, ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e promete atrair turistas com sua infraestrutura completa. Além da estátua, o espaço conta com um elevador de acesso ao coração do monumento, uma capela envidraçada integrada à paisagem da mata nativa, bilheterias, lojas, entre outros.