Ícone do site FORÇA DO VALE

Governador Eduardo Leite visita área onde serão construídas moradias em Encantado

Na manhã desta quarta-feira (05), o governador Eduardo Leite esteve em Encantado para visitar os locais onde serão erguidas 100 moradias definitivas destinadas às famílias desabrigadas pela enchente. Ele esteve acompanhado do secretário da Habitação, Carlos Gomes, do prefeito Jonas Calvi, da empresa responsável pela obra e outras autoridades.


No Loteamento São José, a construção de 35 moradias já está em andamento, com previsão de entrega pelo governo em abril. No Loteamento Jardim do Trabalhador, outras 65 residências serão erguidas. A área foi adquirida pela Prefeitura, e as casas serão construídas em módulos de concreto.

As residências serão construídas terão estrutura de concreto pré-moldado autoportante. Cada casa contará com 44m² de área total, sendo 42m² de área útil, distribuídos em dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, um banheiro e área de serviço externa. O modelo foi escolhido devido à agilidade do método construtivo.

Conforme o governador, o avanço ocorre após realocarem cerca de 80 moradias provisórias, o que possibilitou o encerramento dos abrigos emergenciais, como ginásios e salões paroquiais, que foram improvisados pelos municípios. “Optamos pelas moradias provisórias porque sabíamos que a construção das casas definitivas levaria tempo. No entanto, sempre deixamos claro para cada morador que essa é apenas uma etapa transitória. Nosso compromisso é garantir que todos tenham um lar definitivo. Não vamos deixar ninguém para trás”, declarou.

Em seu discurso, o prefeito Jonas Calvi enfatizou a importância participação efetiva do Governo do Estado na reconstrução de Encantado. “Estamos recebendo essas casas, já recebemos os módulos provisórios agora são 65 casas no Lambari e mais 35 no São José com o total de 100 casas do governo do estado. Temos muitos desafios, muito para avançar, mas quanto mais olhamos para trás, mais sabemos para onde queremos andar e caminhar”, afirmou Calvi.

Além da construção das moradias, Leite anunciou que dentro de 15 dias terá início o processo de desassoreamento de rios e córregos do município por meio do programa Desassorear-RS. Encantado receberá um investimento de R$ 1,5 milhão para a limpeza dos arroios Jacaré, Argoleta e Lambari. O objetivo da ação é prevenir novas inundações na região.

 

Sair da versão mobile