Retirada em bloco
A saída em bloco de 12 municípios da Amvat na noite de segunda-feira repercutiu em toda região e, logicamente, no Palácio Piratini. Aqui, os prefeitos reclamavam que há quatro meses esperavam uma audiência que deveria ser marcada pela Amvat, e até então não haviam tido retorno.
Convite do Palácio
Depois do anúncio de que haveria a ruptura, coincidentemente, na segunda feira, dia da reunião, o chefe da Casa Civil, Arthur Lemos, contatou o presidente do G-18 e prefeito de Anta Gorda, Francisco Frighetto, convidando-o para uma reunião na próxima segunda-feira, 20, onde deverão comparecer todos os prefeitos do G18. Convocados estão.
“Sem querer querendo”
O secretário de Parcerias Estratégicas, Leonardo Busatto, afirmou ao jornal A Hora que o Estado tem acompanhado os movimentos da região, tanto os protestos do fim de semana, quanto a decisão dos prefeitos da parte alta de sair da Amvat. “Não tínhamos o interesse de gerar um efeito de ruptura institucional entre os municípios. Sabemos que os prefeitos estão no seu direito, é uma decisão legítima, mas sempre procuramos mediar essas conversas para chegar a um modelo palatável e bom para todos.”
Acabou
“Temos um sentimento de abandono. Há pouca participação da Amvat nas nossas defesas. A concessão foi mais uma”, disse o presidente do G18, Xico Frighetto, e, para ele, não existe a menor chance de voltar para a Amvat. “Já tem dois municípios querendo entrar para o G-18, nós vamos nos fortalecer”.
TRÊS PONTOS
Mantido o pedágio, penso que pelo menos três pontos deveriam ser adotados pelo Estado, eis que TODOS, estão amparados por Lei. Logo, basta vontade política para fazer.
1º) Livre passagem aos moradores de Palmas, Azevedo, Linha Nova e Cedro
2º) Assegurar reformas urgentes melhorias na ERS 332, garantindo desde já recursos financeiros
3º) Garantir o acesso alternativo entre Roca Sales e Colinas
E, arriscando um ponto extra, porque não excluir a Via Láctea dos investimentos do bloco 2, afinal, Teutônia não vai pagar um centavo de pedágio!!!
“Invista no Alto do Vale. Você só tem a ganhar”
Na segunda-feira, acompanhando as falas dos prefeitos em defesa dos Municípios da região Alta do Vale lembrei de uma campanha que o Força do Vale lançou junto com a Rádio Encantado lá na década de oitenta.
A história se repete.
Sempre!
Alegria
Na quarta-feira lançamos a Visual de número 49, edição comemorativa dos 35 anos. Um marco. Uma alegria.
Agradecer, desde já. Todos os cumprimentos são para todos que estão na revista, dando seu depoimento de vida. E nós “se achando” grandões ao lado de dois gigantes da nossa região. Somos pequenos, mas nos orgulhamos de também fazer parte dos 40 anos do Sicredi e dos 75 da Dália.
Tristeza
Morreu o Perettinho. Isso não tem lógica. 51 anos. Vivia a felicidade de ser o pai do Augusto Luis, um gurizão de menos de um ano e meio, que começava a descobrir a vida. Estamos impactados com a notícia. Jovem, querido, dono de uma paciência sem limite e de um sorriso que nunca saiu de seu rosto. Nem na despedida. Triste. Muito triste.