Na última sexta (23), o Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi de Encantado embarcou em uma viagem para a Polônia, na Europa, com 25 integrantes, a fim de participar do 27° Festival Internacional de Dança “Folk Harbor”.
Na noite de quarta-feira, dia 28, ocorreu a cerimônia de encerramento do festival, que contou com diversas apresentações em vários locais da cidade, culminando em um animado espetáculo em um anfiteatro ao ar livre lotado.
O festival teve a participação de oito países, incluindo Brasil, Ucrânia, México, Espanha, Bulgária, Índia, Marrocos e Senegal. O Brasil recebeu o prêmio de Grupo mais popular do festival, sendo reconhecido como “The most friendly dance group”, e o dançarino João Pedro Lucca Bonzanini foi premiado como o melhor dançarino do evento.
“A viagem à Europa tem sido um sonho realizado. Fui recebido calorosamente desde o início, com guias amigáveis e acolhedores. Estamos aprendendo muito sobre a cultura polonesa e experimentando a comida tradicional todos os dias. Ainda temos muitas outras cidades para visitar, como Praga, Viena, Budapeste, Sérvia e Paris. A experiência na Polônia tem sido maravilhosa e especial, e sentirei saudades quando deixarmos o país. Esse é apenas o começo de uma jornada incrível”, comenta João.
O grupo brasileiro apresentou coreografias que celebravam a cultura gaúcha, encantando o público presente. A plateia demonstrava entusiasmo e carinho pelo Brasil sempre que havia uma referência ao país. O festival foi descrito como belo, bem organizado e com ótima infraestrutura, ressaltando a valorização da cultura na cidade de Gorzów, na Polônia, segundo a coordenadora do grupo, Marilda Santos.
Na sexta-feira, dia 30, o grupo seguirá viagem, passando por Praga, capital da República Tcheca, Viena, capital da Áustria, Budapeste, capital da Hungria, e finalmente chegando à Sérvia, onde participarão de outro festival internacional.
Como ponto final da viagem, o grupo terá a oportunidade de conhecer Paris e retornam ao Brasil na quinta-feira (13/07).