O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), instituição integrante da Rede São Camilo, promoveu de 5 a 14 de julho uma programação especial para celebrar o Dia de São Camilo de Lellis – santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ele faleceu em Roma, em 14 de julho de 1614, data em que também ocorre a sua festa (completa 408 anos em 2022).
A celebração iniciou com uma novena on-line em preparação à festividade. Os vídeos, que integram a programação nacional do festejo de São Camilo, foram compartilhados no Facebook do HBST e contaram com a participação de colaboradores de todo o Brasil, inclusive, da Casa de Saúde de Encantado.
Na terça-feira, dia 12, ocorreu, na Capela do Hospital, a tradicional Missa mensal, realizada sempre na segunda terça-feira do mês e, nesta semana, foi celebrada pelo padre Márcio André da Silva e em honra a São Camilo. Já na quinta-feira, dia 14, a liturgia ocorreu em conjunto com a Missa da Saúde, na Igreja Matriz São Pedro, celebrada pelo padre Mauro Organista. Ao final, os participantes receberam uma garrafinha com água benta.
O diretor do HBST, Evandro Klein, destaca a importância da comemoração. “São Camilo é exemplo para todos nós. Ele viveu uma vida dedicada aos doentes, servindo aos que sofrem e, hoje, ele nos inspira a seguirmos fazendo o trabalho dedicado a uma saúde de qualidade na nossa região”, afirma.
Centenário dos Camilianos no Brasil. As programações seguem nos próximos meses. Em 15 de setembro ocorre a comemoração ao Centenário dos Camilianos no Brasil, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
Os Camilianos chegaram ao Brasil em setembro de 1922. São representados civilmente por diversas entidades beneficentes que atuam nas áreas da saúde, religião, ensino e assistência social, inspiradas no Evangelho e pautadas pelas diretrizes pastorais e normas éticas da igreja católica.
Fotos: AI/HBST