Ícone do site FORÇA DO VALE

INSTITUIÇÕES PRESENTES NA TRAGÉDIA / Bombeiros atuam no resgate e busca de desaparecidos

Cerca de 157 bombeiros foram mobilizados para Operação Taquari, que se perdura desde o último dia 06/09/23, envolvendo inclusive efetivo de outros estados da federação e também bombeiros voluntários de inúmeros municípios do estado.

Capitã Lucilda Alves Ferreira

Conversamos com a capitã Lucilda Alves Ferreira, que serve no 6º Batalhão de Bombeiro Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, órgão com responsabilidade territorial nesta região e Comandado pelo Tenente Coronel Daniel Dalmaso Coelho, a qual explicou que, “Uma das missões do Corpo de Bombeiros é a busca, resgate e salvamento de pessoas e animais, assim de imediato agimos no socorro às vítimas, sendo a nossa função principal salvar vidas. Todavia nesta catásfrofe, após o socorro imediato, permanecemos atuando nas buscas pelos desaparecidos, o que foi feito por equipes que atuaram por terra, com apoio de cães farejadores, pelo ar, com apoio de aeronaves e pela água, com embarcações. Assim foi realizada pelas equipes uma varredura inicial, com mapeamento de todas áreas afetadas e, posteriormente, as equipes foram retornando, concentrando esforços nos pontos que exigiam maior atenção: nos municípios de Encantado, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Colinas, Estrela e Cruzeiro do Sul”.

O Corpo de Bombeiros Militar, como as demais instituições que atuaram na operação, alocou o Posto de Comando operacional na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Encantado e, igualmente, destinou efetivo para integrar o Gabinete de Crise, acompanhado diretamente pelo Subcomandante Geral da Corporação, Coronel José Carlos Sallet de Almeida e comandado pelo vice-governador Gabriel de Souza.

Brigada Militar atua em todas as frentes

A Brigada Militar está presente em todas as frentes, é a maior força do Estado. Em torno de mil policiais atuaram na região com a missão de manter a ordem e diminuir os danos.

Desde o início da operação, o Gabinete de Gestão de Crise, centralizado em Encantado, contou com a presença do comandante geral da instituição Coronel Feoli e o subcomandante geral Coronel Douglas. Conforme o comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, Tenente Coronel Jefferson a operação não tem data para terminar.

 

ONU Migração está atendendo a população do Vale do Taquari

Uma equipe da ONU Migração está desempenhando um papel na assistência à população do Vale do Taquari. Com um foco maior nos imigrantes que precisam resolver a questão de documentação que foram perdidos durante a enchente. O grupo está trabalhando juntamente com a Polícia Federal.
Iurqui Pinheiro, Coordenador do Escritório da ONU, enfatiza a importância deste esforço conjunto “Estamos fazendo um apoio focado nos imigrantes, mas claro também nos brasileiros. Viemos apoiar a todos”, comenta.
Além disso, uma das ações de apoio é o cadastro das pessoas que perderam suas moradias. O objetivo é direcionar elas para os programas estatais, que sejam do governo federal ou estadual, de forma eficaz e ágil. “Estamos ouvindo as autoridades, buscando ações complementares e estratégias para o prazo médio, com um foco nos próximos 60 dias”, declara Pinheiro.
A remessa dos documentos continuará até este sábado (23), com a possibilidade de serem estendidas por mais alguns dias.

Exército entra na 3ª semana de operação e seguirá desdobrado em prol do povo

Após as fortes chuvas que causaram as cheias do Rio Taquari e tendo recebido a ordem do Comando Militar do Sul, foi iniciado o desdobramento de tropas da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, no dia 6 de setembro, nos municípios mais afetados, dentre os quais: Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Lajeado e Estrela. A situação encontrada era caótica, com ruas alagadas; destruição; serviços de fornecimento de luz, água e internet interrompidos; pessoas ilhadas; além de mortos e desaparecidos.

Conforme o General Ivon Barret o Leão, comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, a extensão territorial da área atingida e a dimensão da destruição foram os maiores desafios. A pronta resposta da tropa; a diversidade de meios, viaturas e equipamentos; e o grande efetivo desdobrado foram fundamentais para apoiar a população afetada, por meio da união de esforços com a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira, o Governo do Estado, as Prefeituras, suas respectivas instituições e a sociedade civil.

Tivemos a oportunidade de salvar vidas; resgatamos pessoas de helicóptero, caminhão e botes; atendemos urgências médicas; removemos escombros; desobstruímos vias; restabelecemos internet e luz, junto às concessionárias, em algumas localidades; retiramos entulhos e lama de escolas e estabelecimentos públicos; estamos fazendo transporte e auxiliando a gestão de donativos etc. Já vamos para a terceira semana de operações e seguiremos desdobrados, trabalhando em prol do povo gaúcho, até quando a situação exigir.

Sair da versão mobile