O sinal de 5G puro (sem interferência de outras frequências) estreia no Brasil nesta quarta-feira (5). A primeira cidade a oferecer o sinal será Brasília, cujo funcionamento foi aprovado na última segunda-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As próximas cidades a terem o sinal liberado serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Até outubro, espera-se que o 5G chegue a todas as capitais do país.
A TIM será a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.
Para ter acesso à tecnologia 5G, o cliente deve ter um chip e um aparelho que aceite a conexão. O cliente precisa verificar se a operadora oferece o serviço e estar na área de cobertura. O site da Anatel informa a lista de celulares homologados para o sinal 5G puro.
O 5G é tida como essencial para o futuro. Ela deve beneficiar carros autônomos, a troca de dados entre aparelhos, estabilidade, telemedicina e robótica.
Na prática
Seu e-mail vai chegar ainda mais rápido, as entregas com drone devem ficar ainda mais comuns e a localização do Uber será bem mais precisa. A tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps. Um arquivo de 5G pode ser baixado em cerca de 40 segundos nesse sistema.