Nos próximos dias, as encantadenses Josinara Won Bostel e Vitória Pezzini Coferre estarão representando a 24ª Região Tradicionalista, que abrange todo o Vale do Taquari e Rio Pardo, no Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul. O evento ocorre no Clube do Professor Gaúcho, em Porto Alegre, durante quatro dias.
As prendas, do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi de Encantado, iniciaram as avaliações nesta quinta-feira (18), com provas escritas e redação. O regulamento do concurso inclui uma bibliografia abrangente que aborda a história, geografia e folclore do estado, além de documentos tradicionais.
A preparação da dupla iniciou há algum tempo, com um foco intenso nos livros e no conteúdo para a prova escrita, que é uma das partes mais importantes do concurso. Além disso, elas desenvolveram a pesquisa para a Mostra Folclórica, combinando conhecimentos teóricos e práticos, e entrevistando pessoas que contribuíram para o trabalho. A dicção e a fluência da fala são essenciais em todas as etapas, portanto, esse também é um ponto especial da preparação, que envolve inúmeros aspectos pessoais que precisam ser desenvolvidos.
Esta é a primeira vez que Josinara participa do concurso estadual. “Inicialmente, participei na fase interna em 2022 na minha entidade e na fase regional no ano passado, conquistando o direito de participar este ano da ciranda estadual de prendas”, conta. Para Vitória, a sua participação foi motivada pelo amor à cultura e ao tradicionalismo. “Além disso, tenho uma vontade muito grande de fazer o que está ao meu alcance para auxiliar nossas comunidades, o que também é uma característica do MTG”, afirma.
Won Bostel está participando pela categoria adulta e Vitória pela Juvenil. As prendas preparam uma apresentação para a prova de artesanato: “O artesanato em fios ou fibras como legado cultural no Rio Grande do Sul”. Neste sábado (20), elas realizam as provas artísticas e a noite ocorre o baile de resultado.