Ícone do site FORÇA DO VALE

Jovani Barossi: Ação voluntária que salva vidas

Aos 35 anos, o muçunense Jovani Barossi destaca-se por sua dedicação ao trabalho voluntário de doações de sangue, iniciado há sete anos. Atualmente residindo em Lajeado e desempenhando o papel de representante de semijoias, ele transformou uma promessa feita em um momento delicado de sua vida em uma missão contínua.

A jornada de Jovani no voluntariado começou em setembro de 2017, impulsionada por uma promessa feita em meio a um momento de grande desafio. Naquele ano, sua esposa Neuza, enfrentou três diferentes tipos de câncer, sendo o do intestino uma batalha especialmente difícil, demandando 70 doadores de sangue para garantir a continuidade do tratamento.

Jovani e a esposa Neuza
Foto: Arquivo Pessoal

A promessa feita por Barossi em um momento tão delicado foi clara: se conseguisse reunir os doadores necessários e sua esposa superasse as adversidades, dedicaria o resto de sua vida ao trabalho voluntário de doações de sangue. Felizmente, a promessa foi cumprida, e desde então, ele utiliza redes sociais e um grupo de WhatsApp com quase 600 membros para mobilizar a comunidade a doar sangue.

Estratégias simples, como sorteios de brindes, são usadas para manter o engajamento. Em 2023, o esforço resultou em quase dez mil doações de sangue, uma média de 794 por mês, evidenciando o impacto prático de sua iniciativa.

“Quando as pessoas vêm agradecer a gente pela ajuda que obtiveram; essa parte não tem palavras. A gente sente a gratidão que as pessoas têm conosco. Somente o coração explica”, contou. A frase “Juntos somos mais fortes”, usada sempre que agradece as pessoas que se dispõem a doar sangue, resume a filosofia por trás do trabalho voluntário.

 

Para informações sobre doações de sangue ou para participar do grupo de doadores liderado por Jovani Barossi, entre em contato pelos seguintes meios:

Hemovale: Telefone – 3748-0442, WhatsApp – 51 98208-0885.

Jovani Barossi: Telefone/WhatsApp – 51 9999-71920.

Em 2023, a iniciativa de Jovani Barossi para incentivar doações de sangue registrou números notáveis ao longo dos meses:

Janeiro: 830 doadores

Fevereiro: 721 doadores

Março: 918 doadores

Abril: 711 doadores

Maio: 755 doadores

Junho: 810 doadores

Julho: 776 doadores

Agosto: 821 doadores

Setembro: 730 doadores

Outubro: 757 doadores

Novembro: 729 doadores

Dezembro: 779 doadores

Sair da versão mobile