Chove ainda no começo do dia em todo o Estado, mas com o ciclone avançando para Sul a instabilidade se concentrará no decorrer do dia no Sul e no Leste do Estado, e após majoritariamente no Sul, parando na maioria dos demais municípios.
Estação Rodoviária de Encantado
Com o solo saturado, o vento mesmo fraco a moderado trará mais queda de árvores na Capital e outras cidades, o que terá reflexos no abastecimento de energia.
ERS 129, nas proximidades da Tenda do Pinheirinho (Encantado-Muçum)
Associados apenas com vento forte por grande parte da população, ciclones costumam produzir grandes volumes de chuva e precipitações quando extremas oferecem maior risco às pessoas e maior impacto em comunidades que o vento, segundo as estatísticas históricas.
REFLEXOS AO LONGO DOS DIAS
Os reflexos do que ocorreu ontem e ainda se dará hoje serão sentidos por muitos dias no Rio Grande do Sul, inclusive na próxima semana.
Bairro Navegantes, em Encantado
Choveu excessivamente, tal como era alertado pela MetSul, na Metade Norte gaúcha ontem e hoje ainda chove em parte do dia. Os volumes superaram 100 mm em grande número de cidades da Metade Norte com mais de 200 mm em alguns locais, como em Santo Cristo.
Proximidades da empresa Fontana
Proximidades Rótula do Sicredi
GRANDES ENCHENTES
Para a MetSul, o pior virá hoje e nos próximos dias. Todo esse volume de chuva vai escoar para rios, o que trará enchentes e em algumas localidades de grandes proporções.
A MetSul adverte para uma grave situação de enchentes de diversos rios com nascentes ou que cortam a Metade Norte do Rio Grande do Sul. As cheias em alguns locais devem ser as maiores desde o Super El Niño de 2015/2016.
A chuva volumosa do ciclone bomba da última semana somada a do último domingo e aos elevadíssimos volumes fará com que diversos rios saiam do seu leito. Alguns já começaram a transbordar e outros terão cheia nos próximos dias.
RIOS AFETADOS
São rios com alto risco de cheias e enchentes, dentre outros, nos próximos dias (bacias são extensas e a vazão em alguns percorre por dias): Uruguai, Jacuí (efeito no Pardo e Pardinho), Caí, Antas, Paranhana, Carreiro, Taquari, Sinos e Gravataí. Todos os contribuintes do Guaíba terão cheia, logo é alto o risco de enchente nas ilhas de Porto Alegre, sobretudo na próxima semana pelo tempo de chegada da vazão.
FINAL DE SEMANA
E, se não bastasse, existem dados indicando chuva no fim de semana para piorar a situação das cheias e dos deslizamentos de terra.
UTILIDADE PÚBLICA
Telefone da Defesa Civil 98017-8016. A equipe do Corpo de Bombeiros Misto também está a disposição da comunidade. Telefones de contato 193 ou 3751-2891.
Publicidade