O governador Ranolfo Vieira Júnior anunciou, nesta segunda-feira (4), o novo secretariado de sua gestão à frente do governo do Rio Grande do Sul. Após a exoneração de 10 secretários, que deixaram o executivo para se candidatar a cargos eletivos no pleito de 2022, novos nomes foram confirmados.
- Secretaria Extraordinária De Relações Federativas e Internacionais: sai Ana Amélia Lemos, assume Patricia Kotlinski de Carvalho
- Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura: sai Luiz Henrique Viana, assume Marjorie Kauffmann
- Secretaria do Esporte e Lazer: sai Danrlei de Deus Hinterholz, assume Letícia Boll Vargas
- Secretaria de Logística e Transportes: sai Juvir Costella, assume Luiz Gustavo de Souza
- Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda: sai Ronaldo Nogueira, assume Hamilton Sossmeier
- Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social: sai Regina Becker, assume Márcia Pires De La Torre
- Secretaria do Turismo: sai Ronaldo Santini, assume Rafael Ayub
- Secretaria de Obras e Habitação: sai José Luiz Stédile, assume Volnei Minozzo
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano: sai Luiz Carlos Busato, assume Carlos Rafael Mallmann
- Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural: sai Silvana Covatti, assume Domingos Velho Lopes
Além dos 11 secretários, o governo anunciou também Flávia Colossi Frey, como Chefe de Gabinete do governador. Flávia foi delegada de polícia em Encantado. Vanius Cesar Santarosa, coronel da reserva da Brigada Militar, assumiu a Secretaria da Segurança Pública. Ao lado dele, o delegado Heraldo Chaves Guerreiro foi empossado como secretário-adjunto.
Após o anúncio do novo secretariado, Ranolfo também falou sobre as diretrizes que deve seguir durante o seu período à frente do estado:
“Teremos nove meses de governo, então não vamos reinventar a roda. Vamos dar continuidade a tudo aquilo que está posto. Tenho dito e reafirmo que o governo do Ranolfo, pós-Eduardo, é um governo de continuidade. Dentro daquilo que conseguirmos evoluir, melhor ainda”, disse o novo governador.
Ranolfo, além de não poder acumular os cargos de governador e titular da SSP, não pode estar à frente da pasta caso queira tentar a reeleição neste ano.
Presença da Região dos Vales no novo secretariado
O ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, agora é secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Já Marjorie Kauffmann deixa a presidência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para se tornar secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura.