Na quinta-feira, 7 de abril, no Auditório Sicredi aconteceu o Fórum da Saúde e Desenvolvimento Humano, evento organizado pelos Núcleos da ACIE da Saúde do Vale e Desenvolvimento Humano no dia mundial da saúde.
“Trouxemos nada menos que Gustavo Arns para palestrar sobre a ciência da felicidade, neste momento em que estamos saindo da pandemia e que o mundo sente a saúde mental fragilizada” disse a coordenadora do núcleo Raquel Cadore, Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da ACIE e curadora do Espaço Flores Ser, local multidisciplinar, com atendimento e práticas voltadas para a saúde mental, autoconhecimento e formas de resolução de conflitos.
“O evento foi um sucesso de público e qualidade. Escolhemos este tema pensando no cuidado emocional, na integralidade do ser, um olhar para as relações, para a produtividade, pois pessoas felizes são mais produtivas. Pensando em nossas empresas por exemplo, nas escolas, compreendendo o conceito de felicidade coletiva, como é bom estar e trabalhar em ambientes com essa compreensão, colaboração individual e coletiva”, relata Raquel.
A coordenadora do Núcleo Saúde do Vale Marilene Daltoé, que atua na junto a direção do HBST, destacou a aceitação do público com o tema escolhido para o Fórum e a qualidade do conteúdo apresentado pelo palestrante. “Muito feliz e satisfeita com o resultado do nosso evento. Obrigada a cada um que aceitou o nosso convite”, salientou Marilene. Já o presidente da ACI-E, Álex Herold, agradeceu aos associados pela presença e aos integrantes dos Núcleos pelo empenho na organização do Fórum.
O palestrante Gustavo Arns, (@gustavo_arns) é idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, Co-fundador do Centro de Estudos de Felicidade com sede no Brasil, Canadá e Argentina e presidente da Escola Brasileira de Ciências Holísticas. Professor da Pós Graduação em Psicologia Positiva da PUC-RS e PUC-PR. Durante a palestra, mostrou que estudos ressaltam que pessoas mais felizes adoecem menos e tem menores riscos de contrair doenças.
Pessoas mais felizes entregam melhores resultados, com menores índices de depressão e ansiedade e maior bem-estar e satisfação com a vida. “Estamos vivendo um período de grande transformação e mais do que nunca precisamos olhar para dentro, e trabalhar a felicidade, é uma escolha que devemos fazer a cada dia para nosso equilíbrio e saúde mental. Ouvimos que a felicidade vai muito além de momentos felizes, os cientistas afirmam que é possível aprender a ser mais feliz.
A felicidade é um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, sem um ponto finito ou destino, mas construído dia a dia. A ciência da felicidade estudo os componentes que podem nos auxiliar a construir mais felicidade em nossas vidas”
Durante o Forum ocorreu tembém Exposições de Saúde e Bem Estar e todos foram recepcionados com a Orquestra Jovem de Encantado.
Conforme a coordenadora do evento, a avaliação foi super positiva, desde a organização, tema e qualidade de conteúdo do palestrante! Enquanto Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e Núcleo Saúde do Vale objetivamos plantar sementes de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, que reverbera nas famílias, equipes, organizações”