Na manhã de ontem (15), a Coordenadoria da Defesa Civil foi contatada pela moradora de umaresidência situada na rua Argemiro Pretto (Estrada da Santinha), bairro Lajeadinho, comunicando que o imóvel corria o risco de desabar, pois a terra ao redor da casa estava cedendo e que o imóvel fazia barulhos.
Na noite, Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar foram verificar a situação. Ao mesmo tempo, uma máquina retro escavadeira da Prefeitura Municipal foi encaminhada pela Defesa Civil para limpeza da valeta. O volume excessivo de chuvas, cumulado a obstrução da valeta, redirecionou o fluxo da água, o que provocou a erosão do pilar da casa, ocasionando risco de deslizamento do aterro, colocando em risco a vida da família que reside no local. A guarnição isolou a casa e o imóvel lindeiro, localizado a esquerda da moradia atingida.
No final da manhã, a Defesa Civil procedeu ainterdição da residência e forneceu lona para depósito e proteção de pertences.
A Assistência Social do município, de modo a garantir segurança e integridade física aos moradores afetados, ofertou aluguel social, no valor de até R$ 600 pelo período de até 06 meses.
“Nossa prioridade é garantir a segurança das pessoas. Lamentamos os transtornos e esperamos retomar a normalidade o mais breve possível”, destaca o prefeito Jonas Calvi.
Além da assistência às famílias, a equipe da Secretaria de Obras segue de prontidão para desobstrução de vias e sinalização de áreas.