DestaquesServiços Públicos

Prefeitura e editores do Waze se reúnem para atualizar o mapa de Lajeado

O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities, depois de Porto Alegre

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Com a adesão da Prefeitura de Lajeado ao programa Waze for Cities, o Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SESP), do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (SEPLAN) e de um grupo de editores voluntários do Waze de todo o país se reuniram para o trabalho de atualização do mapa da cidade de Lajeado.

A ação é necessária para que as localizações de serviços, tanto públicos quanto privados, estejam atualizadas para garantir a melhor experiência aos usuários. O trabalho de atualização segue sendo realizado pela equipe de editores durante esta semana.

O evento aconteceu presencialmente no espaço de inovação Vibee, da Unimed, com a presença física de 15 pessoas, e foi também transmitido de forma online pela plataforma Google Meet, na qual outras 22 pessoas, de todo o país, estavam conectadas para juntas atualizarem o mapa da cidade.

Para o agente de trânsito do município Bruno Quinot, que será um dos responsáveis por operar e interagir com a plataforma, a iniciativa vem para contribuir com a mobilidade urbana de Lajeado.

“O trabalho foi muito produtivo, conseguimos perceber que é uma ferramenta que vem para ajudar no deslocamento da cidade. Recebemos as primeiras instruções sobre como usar a plataforma, que é simples e intuitiva. Como gosto muito da parte de mapas e soluções para deslocamentos, acabei me sentindo em casa. Com o Waze sendo alimentado por pessoas que aqui transitam, melhora muito o objetivo da ferramenta”, disse Quinot.

O trabalho de atualização consiste em conferir e incluir endereços de órgãos governamentais, serviços e locais públicos como postos de saúde, escolas, praças e nomes das ruas, bem como verificar acessos, retornos, nomes e direções de ruas. Além disso, com a base de dados fornecidas pelas entidades Acil e CDL, também estão sendo adicionadas ao sistema as localizações de comércios, indústrias, restaurantes e serviços de atividades privadas.

O editor voluntário do Waze, Marcos Dutra Silveira, se deslocou de Porto Alegre a Lajeado para auxiliar no trabalho de atualização. “Comecei utilizando o aplicativo pois facilitava o meu deslocamento diário na cidade onde moro. Algum tempo depois, descobri que poderia, como editor voluntário, ajudar a deixar o mapa ainda melhor, o que ajudaria mais pessoas a passar menos tempo no trânsito e aproveitá-lo melhor com a família ou praticando atividades de que gostassem. No domingo, auxiliei os novos parceiros a entender o funcionamento da ferramenta e a revisar alguns nomes de ruas. O evento foi muito bem organizado e na minha opinião, um grande sucesso”, contou Marcos.

“A parceria já se mostra válida e com muitos benefícios para a cidade. Foram cerca de 30 pessoas nos auxiliando nas edições para tornar a experiência no aplicativo ainda melhor. O município está realmente disposto a receber todas as ideias inovadoras e que contribuam com a vida das pessoas. Essa é uma delas”, ressaltou Mariela Portz, coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de Lajeado.

O próximo passo será a formalização da parceria entre o Município e o Waze, que acontecerá em agosto durante o Crie Smart Cities, da Univates.

Saiba mais

O programa “Waze for Cities” utiliza o aplicativo de trânsito e navegação com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, a segurança e a prestação dos serviços públicos por meio da troca de informações entre Prefeitura e usuários do aplicativo Waze.

A parceria surgiu por meio do Laboratório de Inovação Governamental e Social do Município de Lajeado (Labilá), que integra as ações do Pro_Move Lajeado.

Por meio do aplicativo, os usuários poderão constatar anomalias no trânsito, como por exemplo, buracos na via, semáforos estragados, acidentes, engarrafamentos ou obstruções de passagem, para que a Prefeitura possa então providenciar os reparos necessários para normalizar o trânsito.

A ferramenta também será utilizada pela Prefeitura para sinalização de intervenções no trânsito. Outra vantagem do programa será, com o aprimoramento do aplicativo, o compartilhamento em tempo real da circulação dos caminhões responsáveis pelo recolhimento de lixo na cidade, assim como a localização oficial de pontos de campanhas oficiais e temporárias como vacinação, doações de mantimentos e outras.

O mapa do aplicativo será acompanhado por dois Agentes de Trânsito do município e por um fiscal da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (SEPLAN), que serão capacitados para operar a plataforma, interagir e acionar as secretarias responsáveis para a solução dos problemas reportados pelos usuários na mobilidade urbana.

O município de Lajeado é o segundo do Estado a aderir ao programa Waze for Cities, depois de Porto Alegre.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!