O projeto do GAN Anita Garibaldi, intitulado “Tropeiros de 2 Mundos”, foi concebido em 2009 como uma iniciativa para valorizar as raízes culturais através de apresentações das danças Birivas. Fundado por Rafael Farias Garcia, com o apoio de Jorge Moreira (em memória), o projeto homenageia a guerreira Anita Garibaldi, uma heroína que transcendeu fronteiras.
Ao longo dos anos, o grupo estabeleceu uma presença significativa em palcos regionais e até mesmo participou do Rodeio Internacional da Vacaria em 2012. Agora, com uma abordagem renovada, o grupo está se preparando para marcar presença novamente no Rodeio Internacional da Vacaria em 2024.
O tema central do projeto vai além das performances de dança. Ele se propõe a explorar e retratar a história que precede as longas jornadas realizadas pelos antigos tropeiros. O caminho que conduz ao Rodeio Internacional da Vacaria de 2024 é marcado por uma série de compromissos, especialmente ao longo do mês de setembro. O grupo está comprometido em aprimorar suas performances e preparar uma apresentação memorável que honre tanto as tradições quanto a relevância histórica dos tropeiros.
A excelência técnica é um pilar fundamental do projeto. Os membros do grupo têm a orientação e instrução técnica de dois profissionais experientes: Guilherme Dias Piccini e Zito De Lima.