Atenta às oportunidades que a construção da estátua do Cristo Protetor traz para Encantado, a Administração Municipal trabalha diferentes ações para fortalecer o turismo local. Uma das iniciativas que está sendo desenvolvida pelo Departamento de Turismo, em parceria com a Emater, é o curso de Qualificação em Turismo Rural. A atividade é gratuita e conta com 25 participantes.
Dois módulos já foram realizados. Os temas abordados foram “Passos iniciais e bem receber em turismo rural” e “Turismo de base comunitária/turismo cultural/turismo étnico”.
Os próximos quatro módulos vão trabalhar “Alimentação e turismo rural”; “Atividades educacionais e lúdicas relacionadas ao turismo rural: turismo rural pedagógico, turismo de estudos e intercâmbio e cavalgadas”; “Turismo na natureza: cicloturismo e caminhadas na natureza”; e “Comercialização de produtos de turismo rural”.
Conforme a coordenadora de Turismo da Administração, Paola Silveira, as aulas são presenciais e mesclam atividades práticas e conteúdo reflexivo. “O objetivo da qualificação é unir os proprietários dispostos a investir no turismo rural, discutir quais são seus anseios, projetos e dificuldades e juntos agirmos para que o propósito saia do papel de forma organizada, planejada e concreta”, explica.
Paola acrescenta que os principais benefícios apontados no treinamento são a elevação da autoestima das famílias, o incremento na receita familiar, a valorização do trabalho e os conhecimentos adquiridos para receber o turista em sua propriedade. “Os participantes estão vendo no Turismo Rural uma excelente oportunidade de negócio”, destaca. “Acreditamos que com a união de todos, Administração, entidades, empresários e comunidade, o município de Encantado terá muitos atrativos que irão encantar, além do Cristo Protetor”.