Ícone do site FORÇA DO VALE

Quatro gaúchos resgatados de Israel desembarcam em Porto Alegre

Grupo desembarcou no Salgado Filho no começo da tarde desta quarta-feira Jonathan Heckler / Agencia RBS

Desembarcaram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no começo da tarde desta quarta-feira (11), quatro gaúchos que estavam em Israel e foram resgatados do país — em conflito com o Hamas — em missão da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo está entre os primeiros brasileiros repatriados, que chegaram ao Brasil durante a madrugada (leia abaixo).

— Planejamos a viagem (a Israel) durante um ano. Somos judeus e brasileiros com muito orgulho e queríamos visitar a terra de nossos antepassados. Durante o passeio, soou o alarme de bombardeios. No momento, pensamos que era algo comum, mas depois, conversando com outras pessoas, percebemos a gravidade do acontecido — relatou um dos gaúchos, Carlos Wengrover, 66 anos.

Antes de chegar à capital gaúcha, o grupo ainda fez conexão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A companhia aérea Azul tem colocado os passageiros em voos comerciais para levar os resgatados até suas cidades de origem.

Em nota, a companhia afirmou que “se colocou à disposição do Palácio do Planalto para apoiar na logística de interiorização dos brasileiros que foram resgatados de Israel pela Força Aérea Brasileira (FAB), em virtude do conflito na região”.

O primeiro avião da FAB com brasileiros repatriados, vindos de Israel, pousou pouco depois das 4h desta quarta-feira em Brasília. A aeronave trouxe 211 passageiros.

Pelo menos outros quatro voos já estão programados pela Força Aérea. O próximo deve pousar às 23h no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile