Após as intensas chuvas de maio, Roca Sales enfrenta sérios riscos geológicos, de acordo com relatórios recentes do Serviço Geológico do Brasil (SGB). O documento divulgado na última terça-feira (02), recomenda a evacuação de quatro áreas de riscos durante o período de fortes precipitações.
Os estudos geotécnicos conduzidos entre os dias 05 e 10 de junho, em locais definidos com a Defesa Civil Municipal, revelaram que em comunidades como Linha Fernando Abott, Linha Pinheiro, Morro Mariano e Linha Pinheirinho, apresentaram sinais alarmantes de rastejos de solo, deslizamentos de terra e corridas de lama e detritos, especialmente na região de Marechal Hermes, próxima ao limite com Muçum.
Os trabalhos foram realizados pelos pesquisadores em geociências do SGB: Lenilson José Souza de Queiroz e Marlon Hoelzel. O laudo alerta para a dificuldade em prever a evolução dos processos e sugere, além da evacuação das áreas de risco, o monitoramento diário das encostas e o desenvolvimento de sistemas de alerta de chuvas intensas. Outra sugestão é a criação de políticas públicas para reduzir as ocupações das áreas vistoriadas, com o intuito de evitar a geração de novas áreas de risco.