DestaquesEstiagem

Relvado entra na lista de municípios em situação de emergência; já são 15 no Vale

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp
No dia 28 de dezembro, foi assinado pelo prefeito Carlos Luiz Fraporti o Decreto nº 176/2020, que declara Situação de Emergência nas áreas do Município afetadas pela estiagem.
O decreto foi emitido após o parecer técnico da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC e do Laudo de exaurimento hídrico emitido pelo Setor de Meio Ambiente municipal, com base também em dados levantados pela EMATER e Secretaria da Agricultura, relatando a ocorrência deste desastre, sendo favorável à declaração de situação de emergência.
A Secretaria da Agricultura, desde o mês de novembro vem transportando água a diversos munícipes da área rural que estão enfrentando a falta de água para dessedentação animal e consumo humano. A estiagem vem se agravando dia após dia, atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou na criação de animais.
Agora, o município aguarda a homologação do Decreto por parte do Estado, para buscar recursos financeiros e outros benefícios, a fim de minimizar as perdas, especialmente para os agricultores.
A situação está crítica em todo o município devido ao baixo volume de chuvas, causando escassez de água nas fontes naturais, poços artesianos, açudes, arroios, córregos e sangas. A vazão dos poços artesianos preocupa devido à grande demanda, em todo o território municipal, elevando o risco de escassez e danos ainda maiores por falta d’água.
Na área urbana, o poço da praça opera em nível de atenção. Neste sentido, o apelo à população urbana é que utilizem a água potável da rua apenas para as atividades essenciais, sendo VEDADO o uso de água potável para: lavagem de veículos automotores; irrigação de gramados e jardins; lavagem de calçadas, muros, janelas, telhados e afins de residências, prédios e estabelecimentos comerciais e industriais; reposição parcial ou troca de água de piscinas.
O descumprimento destas medidas de economia de água resultará em notificação ao munícipe, sujeito à multa no caso de reincidência.

Municípios do Vale do Taquari em situação de emergência:

Anta Gorda

Arroio do Meio

Boqueirão do Leão

Capitão

Colinas

Cruzeiro do Sul

Doutor Ricardo

Encantado

Estrela

Muçum

Nova Brescia

Putinga

Relvado

Roca Sales

Vespasiano Corrêa

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!