Relvado está iniciando o processo de desassoreamento do Arroio Jacaré em resposta aos danos causados pela última enchente em maio. Devido ao grande volume de água e aos deslizamentos ocorridos, o arroio ficou com seu leito obstruído e com muitos entulhos nas margens.
A Administração Municipal está mapeando as áreas mais vulneráveis para mitigar futuros desastres. Inicialmente, está sendo realizado com recursos próprios do município, a primeira etapa foca na limpeza dos pontos críticos para evitar transbordamentos que poderiam inundar residências durante períodos chuvosos. Conforme o projeto avançar, espera-se atender todas as necessidades tanto no perímetro urbano quanto no interior do município.
Conforme o vice-prefeito Adalberto DallaVechia, a cidade obteve a licença ambiental necessária para o desassoreamento. “Este será um processo complexo que exigirá colaboração com órgãos estaduais e federais para liberação de recursos”, afirmou. As operações, com duas escavadeiras terceirizadas, começaram pelo centro urbano, próximo ao posto de saúde e às escolas, seguindo contra a correnteza.