Neste sábado (23), aconteceu na Igreja Matriz uma reunião com os empreendedores de Muçum. Participaram do encontro, cerca de 200 proprietários de empresas e comércios afetados pelo ciclone extratropical, que ocasionou a maior enchente da história de Muçum. O município tem 400 cadastros de empresas ativas. Destas, 92 são Microempreendedores Individuais (MEIs).
O objetivo foi dar respostas aos donos de empresas, lojas, comércios e prestadores de serviço. Os participantes ouviram explanações sobre o trabalho da Administração Municipal, Governo do Estado, Sebrae, Defesa Civil do Estado e apoio da Central Única das Favelas (CUFA), pela recuperação econômica do município.
O prefeito, Mateus Trojan, destacou a busca pela celeridade, a fim de atender as demandas dos empresários e comerciantes o mais breve possível. Segundo ele, alguns avanços positivos já foram alcançados, o que coloca o município perto do acesso a recursos. No entanto, estes ainda não podem ser divulgados, devido a necessidades de superar entraves burocráticos. A implantação de um Parque Industrial em uma região mais alta, longe do risco de enchentes, também está em pauta junto aos governos estadual e federal.
São estudados ainda subsídios, entre eles, através dos valores arrecadados por meio de doações direcionadas as contas bancárias criadas pelo Governo do Estado e Município. “Estamos estudando as melhores formas de fazer esse aporte. Uma busca que fazemos é a utilização das doações em dinheiro para recuperar a economia, por meio da recuperação de nossas empresas, lojas, comércios e prestação de serviços. Em últimos casos, caso encontremos algum impedimento de ordem burocrática, buscaremos o subsídio através do caixa da Prefeitura, que possui uma gordura devido à economia que conseguimos estabelecer nos últimos anos. Se preciso, dentro de nossos limites financeiros e jurídicos, não hesitaremos em colocar esse valor a disposição de ajudar comerciantes, empresários e todas as pessoas que precisarem”, pontuou Trojan.
Ainda, durante o encontro, o prefeito adiantou a criação de um movimento, que visa apresentar medidas para a recuperação do município nas mais diversas áreas, entre elas, a economia. O planejamento será apresentado na próxima segunda-feira, dia 25, às 18h, no Centro Administrativo, através de coletiva de imprensa.