Ícone do site FORÇA DO VALE

RGE realiza programa Arborização + Segura em Encantado com o plantio de 200 árvores

A RGE, no último mês, deu continuidade ao projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Encantado, através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a prefeitura de Encantado. Em maio ocorreu o plantio de 200 mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população.

Agora será iniciada a substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões.

Confira a matéria: “ARBORIZAÇÃO: Mais 200 árvores são plantadas nos espaços públicos

A RGE disponibiliza as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação dos novos exemplares. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

Atenção especial é dispensada na escolha de espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte, como Araçá, Aroeira Salsa, Cerejeira, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Cocão, Goiabeira-da-serra, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Ingá e Romã, entre outras. As equipes realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

A empresa faz ainda um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas principalmente próximas a rede elétrica, por conta própria.

Em 2021 foi investido R$ 1,8 milhão nas ações do projeto entre os mais de 26 Municípios que fazem parte do Programa.

O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Mundo

Premiações – O projeto Arborização + Segura conquistou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) por sua atuação em meio ambiente e escolhido para ser apresentado durante o SDG in Brazil – The role of the private sector, em Nova Iorque (EUA), em evento realizado em outubro de 2018, tendo também conquistado o Prêmio EcoBrasil – Amcham Estadão (2018).

 

Sair da versão mobile