Ícone do site FORÇA DO VALE

Seguem as visitas no Cristo; mais de 3 mil já acessaram a obra

O Cristo Protetor, como foi nomeada a estátua, tem 43 metros de altura, o equivalente a um prédio de 14 andares. Ela é cinco metros mais alta que a original carioca e é feita de 1.600 toneladas de blocos de concreto. A obra deve terminar em dezembro e a estrutura ainda terá um elevador por dentro que sobe até um mirante na altura do coração da estátua. Encantado é uma cidade tranquila a 144 quilômetros de Porto Alegre (RS), com 22 mil habitantes, e agora está famosa internacionalmente por causa de uma obra iniciada há um ano e meio: uma estátua similar ao Cristo Redentor, famoso cartão-postal do Rio de Janeiro.

A Associação Amigos de Cristo (AA Cristo), decidiu dar sequência às visitas guiadas no entorno da obra do Cristo Protetor, em Encantado.

A decisão foi tomada em reunião, depois que a Associação avaliou os resultados da iniciativa, criada há três semanas justamente para analisar o comportamento dos visitantes, carências e pontos positivos do local.

Foto: Cristo/Reprodução

A iniciativa foi colocada em prática no segundo final de semana de maio, dias 08 e 09, com a realização das primeiras visitas. Era comemorado o “Dia das Mães” e o local registrou um grande número de famílias interessadas em aderir à iniciativa.

À medida que o evento-teste era divulgado, mais pessoas demonstravam interesse em conhecer o local. Conhecer a história, o propósito do monumento, as etapas, as curiosidades e acontecimentos que contribuíram para o atual momento dessa grandiosa obra.

Foto Roberta Schmitz

Conforme a guia, Valesca Pasqualetto, que acompanha os passeios, a primeira impressão de quem chega na obra é admiração. “É emoção e impacto ao ver o tamanho da obra e a visão do município“, disse.

Valesca contou ainda que no dia das mães, quando realizou os primeiros acompanhamentos, muitas mães pediram de presente a visita no Cristo. Ela já presenciou até pagamento de promessa no  monumento.

Foto: Cristo/Divulgação

“Levar os visitantes para conhecer a obra do Cristo Protetor foi uma experiência muito  gratificante, creio que tanto para as guias, como para os visitantes”, contou Lara Pretto, que também guiou os passeios. Os visitantes vieram dos mais variados lugares. Grande parte, de municípios próximos. A nível estadual, foram mais de 100 municípios registrados. Outros vieram de Estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e até Mato Grosso do Sul. Houveram ainda visitantes da Argentina, Peru, Venezuela e Bolívia.

A doação de R$20,00 reais permite ao visitante conhecer a história do monumento, contemplar a vista, contribuir com a construção do Cristo e, ainda, ver a estátua de uma forma única, uma vez que o cenário será outro depois da inauguração.

Foto: Eduardo Rocha

“Essa experiência é única! É a oportunidade de fazer parte da história da construção do maior Cristo do Brasil. Ver no local, a forma como está sendo erguida a estátua e expressar a fé, tem um valor imensurável”, explica Rafael Fontana, membro da AA Cristo.

Conforme a Associação, as visitas seguirão até que o andamento da obra, que hoje está na fase de construção do manto, permitir. Para agendar é preciso entrar em contato pelo (51) 99708-2677, de segunda à sexta, em horário comercial, ou no local nos dias em que os passeios acontecem.

Sobre as visitas

● Sábados, domingos e feriados;
● Circulação apenas no entorno da obra;
● Somente com boas condições climáticas;
● Agendamento antecipado pode ser modificado a qualquer momento;
● Uso obrigatório de máscara;
● Grupos reduzidos;
● Todos os cuidados sanitários e de segurança aos visitantes.

 

Sair da versão mobile