O atual senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu na manhã desta sexta-feira (20) no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, em Encantado. Durante a reunião, o senador da República atendendo ao chamado dos prefeitos da região alta do Vale do Taquari e empresários, se comprometeu a agir em prol do progresso local.
Mourão se manifestou de forma enfática em relação à necessidade de desburocratização e agilidade na alocação dos recursos prometidos pelo governo após as desastrosas enchentes que assolaram a região no início de setembro.
“É o meu papel como representante do Estado, como senador da República, cobrar das autoridades do governo federal a liberação mais rápida possível desses valores, segunda-feira (23) vou conversar com o vice-presidente da República, é quem no Governo eu tenho a ligação mais eficiente porque fizemos a transição juntos e vou cobrar um retorno até a próxima sexta-feira (27), esse é meu papel aqui como senador e representante do Rio Grande do Sul, e deixo claro que sou contra a oposição e não ao Brasil”, afirmou.
O prefeito de Encantado, Jonas Calvi, enfatizou a resiliência demonstrada nos últimos dias na busca por reconstruir não apenas as casas e habitações, mas também a rica história, cultura e crescimento que caracterizam o Vale do Taquari. Ele ressaltou a transformação brusca da situação, destacando que a região estava experimentando um crescimento significativo devido ao turismo da região amplamente influenciado pelo Cristo Protetor.
“Estávamos tendo um crescimento muito bom e que refletia em toda a região devido ao nosso Cristo Protetor, em apenas um ano tínhamos 471 empresas abertas em Encantado e perdemos drasticamente todo esse desenvolvimento em questão de horas. Por isso muito mais do que apenas ir a Brasília ou a Porto Alegre mandar fotos e noticias, medimos a importância de você senador estar aqui pra perceber o que realmente aconteceu”, concluiu.
O prefeito de Vespasiano Corrêa e presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (AMAT), Tiago Michelon, apresentou ao senador as atuais circunstâncias e as necessidades prementes da região, ele destacou a importância econômica da região, que engloba setores comerciais, industriais e agrícolas, com ênfase na agropecuária. Os municípios mais afetados pelas enchentes também abrigam grande parte da indústria e do comércio, que sofreram perda, por outro lado, os municípios circundantes dependem substancialmente do agronegócio. Representando todos os municípios da região clamou por celeridade e simplificação nos processos estatais, tanto a nível estadual quanto federal, a fim de possibilitar o acesso rápido aos recursos necessários. Ele enfatizou que, no momento em que as pessoas mais necessitam de apoio, é aos governos municipais que recorrem, e se esses não dispuserem de recursos adicionais, enfrentarão um colapso regional.
Ao final da reunião o prefeito Jonas Calvi entregou ao representante gaúcho o “Recomeça Encantado”, plano de reconstrução da cidade atingida pelo ciclone nos dias 04 e 05 de setembro de 2023 para auxiliar atingidos e retomar a economia do município.
A reunião contou com a presença de prefeitos e representantes de cidades e empresas afetadas pela catástrofe, ressaltando a união de esforços para superar os desafios e recuperar a região do Vale do Taquari.